Governo lança portal para promover acção climática

PorExpresso das Ilhas, Lusa,17 jan 2024 7:58

​O Governo lançou esta terça-feira o portal do Clima de Cabo Verde, que inclui vídeos, documentos e outros conteúdos de vários membros da comunidade científica com o objectivo de educar, unir e mobilizar a acção climática no país.

"Através do portal e de informação digital conseguiremos chegar a todos, à distância de um 'clique' no computador ou telemóvel, para terem informação e serem cada vez mais implicados nesta grande tarefa", afirmou o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na Praia, à margem do lançamento do portal do clima (portaldoclima.gov.cv).

"O ano de 2023 foi um dos mais quentes no mundo, isto tem um impacto na temperatura dos oceanos. Há a previsão de que este ano também será muito quente. Portanto, tudo isto tem a ver com a necessidade de, cada vez mais, investirmos em acções de mitigação e adaptação", acrescentou, numa alusão ao facto de grande parte do território cabo-verdiano ser constituído por mar.

A título de exemplo, o primeiro-ministro apontou que o país "está empenhado" em reduzir a dependência de combustíveis fósseis, procurando produzir mais electricidade através de fontes renováveis.

"Continuamos com o nosso programa da mobilidade para substituir os veículos a gasóleo e gasolina por veículos eléctricos e isso também tem implicações. O caminho é acelerar [a transição] na base de investimentos que temos estado a angariar, com financiamento externo, mas em instrumentos próprios do Estado de Cabo Verde", sustentou.

O Governo está a ultimar as bases de um fundo climático, que em breve deverá ser aprovado em Conselho de Ministros, para depois ser votado no parlamento, criado com o contributo português de 12 milhões de euros de conversão da dívida de Cabo Verde, num gesto que o Governo quer usar como exemplo para financiar a transição energética.

Ulisses Correia e Silva acrescentou que o país pretende, ainda este ano, levar ao parlamento uma lei de bases do clima, que fará a regulação de todo o sistema e que será um "forte comprometimento político", esperando o voto de todos os actores.

No portal do Clima Cabo Verde já se encontra disponível documentação, estatísticas, gráficos, vídeos, jogos e outros recursos informativos e didácticos para promover a acção climática no país.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,17 jan 2024 7:58

Editado porSara Almeida  em  8 mai 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.