Segundo o presidente do conselho directivo da Casa do Empreendedor da Universidade de Santiago, José Luís Mascarenhas, a conferência marca o retorno do programa US-Comunidades, interrompido devido à pandemia da Covid-19.
"Estamos a retomar o programa US-Comunidades com o intuito de fortalecer os laços com a comunidade local, oferecendo uma semana repleta de actividades e encerrando com uma conferência. Optamos por destacar as relações intersetoriais do turismo, focando especialmente no agronegócio e nas indústrias criativas, sob o título 'Revoluções Verde e Criativa como Catalisadores de um Destino Turístico Sustentável'”, explicou.
Conforme explicou, o evento é destinado prioritariamente à comunidade local, e é uma oportunidade de colaboração entre a academia e os sectores essenciais do Conselho de Santa Cruz.
"Queremos envolver activamente a população e, para isso, contaremos não apenas com a participação de autoridades locais, mas também com especialistas renomados", disse.
A conferência será encerrada com uma feira de indústrias criativas, apresentando produtos locais, desde artesanato até gastronomia.
" O nosso público-alvo é diversificado, incluindo a comunidade académica, agentes do turismo, hoteleiros, transportadores, guias turísticos e profissionais da indústria criativa. Estamos ansiosos para explorar como a economia verde e a economia criativa podem impulsionar o desenvolvimento de um turismo sustentável em Cabo Verde", reforçou.
A conferência conta com a colaboração da Câmara Municipal de Santa Cruz; Ministério da Agricultura e do Ambiente; Ministério do Turismo e dos Transportes; Serviços Descentralizados dos Ministérios da Educação e da Saúde em Santa Cruz; Operadores Económicos; Fundo do Turismo e Fundo do Ambiente; Centro de Emprego e Formação Profissional de Santa Cruz; Proteção Civil e ACAISA e outras Associações da Sociedade Civil.