NOSi pede acção criminal após comentário enganador na Internet

PorExpresso das Ilhas, Lusa,16 abr 2024 8:52

O Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSi) vai pedir às autoridades que responsabilizem criminalmente os autores de um comentário fraudulento no Facebook que está a gerar um debate aceso por alegada censura.

O NOSi “tomará as medidas e atuará junto das autoridades para que os responsáveis deste ‘fake’ [mensagem falsa] sejam identificados e criminalmente responsabilizados”, anunciou em comunicado.

Em causa, está uma mensagem na página de Facebook da Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC), indicando que um comentário a uma reportagem foi "removido pelo NOSi, por determinação pelo Governo de Cabo Verde”.

Acontece que a mensagem é, ela própria, um comentário, que foi escrito de maneira a parecer um aviso de remoção de conteúdo, a mando do executivo.

A falsa notificação foi fotografada e redistribuída noutras redes sociais como se fosse verdadeira, acompanhando comentários indignados com uma alegada censura.

Para o NOSi, os “boatos”, embora “facilmente desmontáveis tecnicamente”, visam “única e exclusivamente disseminar a mentira e confundir a opinião pública”, além de “colocar em causa a imagem reputacional” da instituição.

A RTC também emitiu um comunicado, referindo que o comentário fraudulento foi escrito por um “perfil falso”, denominado Terra Longe.

No mesmo comunicado, o administrador executivo da RTC, Victor Varela, reiterou que a literacia digital e o combate à desinformação “são uma responsabilidade de todos”.

Numa mensagem na sua página pessoal, o engenheiro informático Hélio Varela escreveu que esse tipo de remoção de um comentário “somente pode ser feito pelo autor ou pelo Facebook, mas nunca por uma terceira parte, ainda por cima a pedido de uma quarta parte”.

O também antigo coordenador do NOSi referiu que a escrita desta mensagem recorre a carateres UNICODE, que permitem inserir símbolos ou mudar o tipo de letra, parecendo ser uma notificação real, que se pode tornar viral.

“Tenham muito cuidado com o aproveitamento do potencial tecnológico para veicular mentiras e destruir reputações”, alertou Hélio Varela.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,16 abr 2024 8:52

Editado porSheilla Ribeiro  em  30 abr 2024 11:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.