O vereador da Protecção Civil, Anilton Andrade, garantiu que os migrantes, de nacionalidade maliana, foram avistados e resgatados por um patrulheiro que se dirigia ao Brasil e deu o alerta por volta das 13:00 de terça-feira, 14, o qual trouxe os sete sobreviventes e um cadáver que se encontrava na piroga.
“Ao todo, oito pessoas, uma das quais já cadáver, foram transportadas para a Baía do Porto Grande, porque o navio tinha muito combustível e o comandante, por questões de segurança, optou por não atracar, pelo que o resgate foi feito ao largo da baía”, informou a mesma fonte.
Neste momento, os seis malianos sobreviventes estão internados no Hospital Baptista de Sousa e, após a recuperação, indicou o vereador, serão provavelmente transferidos para o Centro de Estágio e, posteriormente, encaminhados para a cidade da Praia, para o órgão de repatriamento para o país de origem, neste caso, Mali.
Esta é a terceira vez que São Vicente, no corrente ano, enfrenta situação de chegada de migrantes, mas é a primeira com resgate no mar.