Cabo Verde cria zonas de desenvolvimento em ilhas de turismo de natureza e aventura

PorExpresso das Ilhas, Lusa,4 mar 2025 11:22

Salvaguardar a biodiversidade e dar incentivos ao investimento
Salvaguardar a biodiversidade e dar incentivos ao investimento

Primeiras zonas de desenvolvimento turístico integral (ZDTI) nas ilhas de Santo Antão e São Nicolau, têm como objetivo de desenvolver o turismo de natureza e aventura, segundo diploma legal que entra em vigor esta terça

“O presente diploma procede à criação e delimitação das ZDTI no município de Porto Novo, ilha de Santo Antão, e nos municípios de Tarrafal e Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau”, lê-se no documento publicado em Boletim Oficial.

Aquele tipo de classificação foi criada há 30 anos, pretende salvaguardar a biodiversidade e, ao mesmo tempo, dar incentivos ao investimento, mas estava limitada às ilhas de Santiago, São Vicente, Sal, Boa Vista e Maio.

“Considerando o turismo como um dos principais pilares de desenvolvimento económico do País”, o governo justifica a extensão a outras ilhas para apoiar a “diversificação e desconcentração da oferta turística”.

“A ilha de Santo Antão é a segunda maior ilha de Cabo Verde e uma das mais impressionantes em termos de natureza, por conta do seu relevo acidentado onde se formam altas montanhas bastante procuradas para ‘trekking’”, designação inglesa para caminhadas em trilhos.

Segundo o governo, de 2016 a 2019, Santo Antão foi a ilha “que mais cresceu proporcionalmente em termos de procura turística e oferta, em grande parte devido a este nicho de mercado específico”.

A ilha de São Nicolau “encontra-se numa posição quase central em relação às restantes e possui características singulares em termos de cultura, história e natureza”, lê-se no diploma.

A dinâmica turística “é ainda incipiente, porém com enormes potencialidades”, acrescenta. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,4 mar 2025 11:22

Editado porJorge Montezinho  em  4 mar 2025 13:00

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.