A iniciativa decorreu em quatro pontos da cidade da Praia - Fazenda, São Filipe, Plateau e Tira Chapéu, com o objectivo de reforçar a prevenção e a segurança nas estradas, numa altura em que há maior movimento de pessoas e viaturas.
Segundo a directora-geral da DGTR, Ana Paula Silva, a campanha pretende reforçar a conscientização sobre o cumprimento do código da estrada e a importância da condução responsável.
Silva destacou ainda a relevância da participação dos alunos do ensino primário na iniciativa, sublinhando que “a educação deve começar na base”.
“Queremos que cada cidadão, condutor ou peão, reflicta o seu papel na segurança rodoviária. As crianças, por sua vez, absorvem melhor a informação e ajudam a transmitir dentro das suas comunidades”, afirmou.
“Muitas vezes são elas que alertam aos pais quando estes usam telemóvel ao volante ou não respeitam passadeiras”, acrescentou.
Durante a acção, os alunos distribuíram materiais informativos com mensagens que alertam para os perigos do uso do telemóvel ao volante, da condução sob o efeito do álcool e do excesso de velocidade, factores frequentemente associados a acidentes evitáveis, de acordo com aquela directora.
Um dos alunos participantes, Eliezer Silva, destacou a importância de participar numa campanha que “salva vidas” e deixou mensagem directa aos condutores: “Dirijam com segurança”.
Em entrevista à Inforpress, os condutores Adélcio Sanches e Victor Ramos aplaudiram a iniciativa da DGTR, considerando “positiva a aposta na educação rodoviária desde cedo”.
“O conhecimento adquirido hoje pelas crianças será útil para o futuro”, afirmaram.