Segundo um comunicado da empresa, o projecto visa combater as deficiências existentes neste sector, que afectam directamente a saúde pública, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região.
Além da estação de tratamento, a empreitada inclui a construção de duas estações elevatórias, 20 quilómetros de redes de águas residuais e lagunas de armazenamento com cerca de 1500 metros quadrados.
A água tratada poderá ser reutilizada para rega ou para a limpeza de vias.
“Este projecto representa um passo fundamental para a melhoria das condições de vida em Santo Antão e para a concretização da ambição do governo de garantir à população o acesso a serviços de qualidade em termos de abastecimento de água”, afirmou Frédéric Bernadet, Diretcor-Geral da SADE, citado no comunicado.
Os estudos para a execução da obra tiveram início em Abril de 2025 e os trabalhos deverão prolongar-se por 18 meses, com conclusão prevista para o final de 2026.
A SADE é uma empresa com mais de cem anos de existência, especializada em conceção, construção, reabilitação e manutenção de redes (água e energia) e de infraestruturas (obras de engenharia civil e subterrâneas) para clientes do sector público e privado, em França e internacionalmente.
Já a NGE é o quarto maior grupo francês de construção.Constrói infraestruturas de grande dimensão, estando presente em 20 países e apoiando entidades públicas e privadas no financiamento, na conceção e na execução de projetos de transição nos domínios da água, da mobilidade, da renovação urbana, da energia e das telecomunicações.