"Uma das câmaras da nave dois recebeu, na última semana, o primeiro carregamento, assinalando de forma objetiva a entrada em funcionamento desta infraestrutura e demonstrando a sua capacidade de resposta às necessidades do setor", afirmou a empresa em comunicado.
A unidade dispõe de três câmaras de refrigeração e congelação, totalmente operacionais, com capacidade para armazenar cerca de 400 toneladas de frutas, produtos lácteos, vegetais, carnes e outros congelados.
"A reativação da nave dois representa um importante passo no fortalecimento da capacidade portuária e logística do Porto Grande, no Mindelo, potenciando melhores condições para os operadores económicos interessados neste serviço e garantindo maior eficiência e qualidade no manuseamento de mercadorias", acrescentou.
Em junho, a Enapor tinha anunciado o lançamento de um concurso internacional para a concessão da plataforma de frio, encerrada há um ano, após a saída da empresa espanhola Atunlo, que deixou 210 trabalhadores em regime de ‘lay-off’.
A unidade foi inaugurada em 2015, com 51% do capital pertencente à Atunlo, 33% à Frescomar (Ubago) e 16% à Frigrove – todas empresas espanholas.
O peixe enlatado e congelado representa mais de dois terços das exportações de mercadorias de Cabo Verde, dirigidos à União Europeia (UE), sendo Espanha o principal comprador.