Em declarações à Inforpress à saída da reunião, Mircea Delgado declarou que o MpD saiu confiante do encontro relativamente ao rumo que o país está a seguir, “o rumo que o partido almeja para Cabo Verde” e pretende reforçar as acções políticas no sentido de concretizar os compromissos estabelecidos pelo Governo aquando das eleições.
“Estamos satisfeitos com as propostas para a juventude, quais sejam a massificação da formação profissional para a empregabilidade que vai beneficiar cerca de cinco mil jovens, o reforço de investimento no ensino superior, reforço do programas de empreendedorismo jovem e o aumento significativo no desporto”, realçou ainda a deputada do MpD.
No comunicado de imprensa enviado à comunicação social, o partido aponta que durante esta reunião foi aprovada a agenda da acção política do sistema MpD, com destaque no alinhamento e na concertação política entre os órgãos do partido nacional e local.
“No momento em que vamos iniciar um novo ano político parlamentar a Direção Nacional congratulou-se com a entrada em funcionamento do novo Regimento da Assembleia Nacional que vai reforçar a função legislativa e fiscalizadora do Parlamento e permitir o reforço do debate entre os diversos sujeitos parlamentares”.
Quanto à regionalização, a Direcção Nacional do MpD “apoia a proposta” apresentada pelo governo que considera como “matéria fundamental no processo de desenvolvimento de Cabo Verde e que permitirá o aproveitamento das potencialidades de cada ilha”.
Também o Orçamento do Estado para 2019 merece o apoio da Direcção Nacional do MpD que “manifestou a sua satisfação pelas medidas previstas na proposta” principalmente no que respeita ao “sector da juventude, quais sejam: a massificação da formação profissional para a empregabilidade que vai beneficiar mais de cinco mil jovens, o reforço de programas de empreendedorismo jovem e o aumento significativo do Orçamento no desporto”.