Elísio Freire em Marrocos com migrações na agenda

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,10 dez 2018 7:36

1

​O ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, representa Cabo Verde na conferência intergovernamental para adoptar o pacto global para uma migração segura, ordenada e regular, que irá decorrer de hoje e amanhã, em Marraquexe (Marrocos).

O encontro, que acontece ao mais alto nível político, incluindo chefes de Estado ou de Governo, tem por objectivo adoptar formalmente o pacto global para as migrações, acordado pelos Estados membros das Nações Unidas, a 13 de Julho deste ano.

Segundo informações avançadas pelo Gabinete do Governo, durante os dois dias os Estados-membros deverão confirmar o compromisso político com o pacto global pela migração, e preparar medidas concretas para a implementação e parcerias em todos os níveis e com todas as partes interessadas.

O documento a ser adoptado é fruto de 18 meses de consultas e negociações entre os Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), é o primeiro deste género que tem como base um conjunto de princípios, como por exemplo a defesa dos Direitos Humanos, das crianças migrantes ou o reconhecimento da soberania nacional.

O pacto global enumera também 23 objectivos e medidas concretas para ajudar os países a lidarem com as migrações, nomeadamente ao nível da informação e da integração e para promover “uma migração segura, regular e ordenada”.

O documento não é vinculativo e fundamenta-se em valores de soberania do Estado, compartilhamento de responsabilidade e não-discriminação de Direitos Humanos, e reconhece que é necessária uma abordagem cooperativa para optimizar os benefícios gerais da migração, além de mitigar seus riscos e desafios para indivíduos e comunidades nos países de origem, de trânsito e de destino.

De acordo com o comité organizador marroquino, dois terços dos 193 países-membros da ONU vão estar presentes na conferência em Marraquexe.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,10 dez 2018 7:36

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  10 dez 2018 14:59

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.