Trocas de bens e serviços entre Cabo Verde e Portugal com "os melhores resultados de sempre” em 2019 - novo embaixador

PorSheilla Ribeiro,5 mar 2020 15:03

António Manuel Albuquerque Vilhena Moniz

Portugal exportou para Cabo Verde, em 2019, cerca de 308 milhões de euros, correspondentes a um aumento de mais de 8%, tendo importando cerca de 116 milhões correspondentes a um acréscimo de 12% relativamente ao ano de 2018.

Estes são “os melhores resultados de sempre” na relação económica bilateral de bens e serviços entre os dois países, conforme disse esta quarta-feira o novo embaixador de Portugal acreditado na cidade da Praia, António Manuel Albuquerque Vilhena Moniz.

O embaixador de Portugal em Cabo Verde fez estas declarações durante a entrega das cartas credenciais ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Nas suas declarações, António Manuel Albuquerque Vilhena Moniz declarou que ao nível do investimento em Cabo Verde, Portugal deverá voltar a ser o principal investidor em 2020, continuando assim a afirmar-se como principal parceiro económico de Cabo Verde. Primeiro enquanto fornecedor, como segundo maior importador, mas também como um destino “privilegiado” das exportações cabo-verdianas.

No campo económico e comercial, prosseguiu, são já quase três mil empresas portuguesas que exportam para Cabo Verde e muitas outras empresas planeiam entrar no mercado, procurando parceiros cabo-verdianos para levar a bom porto os seus negócios.

O diplomata assegurou ainda que durante a sua missão haverá margem para ser reforçado o plano de estratégia de cooperação que vigora até 2021, e que tem como sectores de intervenção prioritária a educação, a formação, a cultura, a ciência, inovação, a justiça e segurança, a saúde e os assuntos sociais, a energia e o ambiente, o apoio ao orçamento e ao sector privado.

“Dentro de um ano Portugal estará em plena presidência da União Europeia e que na sua vertente externa elegeu África como prioridade. Não tenho dúvidas em afirmar que Cabo Verde nos poderá dar um apoio inestimável a este desafio que é também simultaneamente uma oportunidade”, finalizou.

Autoria:Sheilla Ribeiro,5 mar 2020 15:03

Editado porSara Almeida  em  30 nov 2020 23:21