“Tenho muito orgulho de fazer parte do desenvolvimento das relações entre a Hungria e Cabo Verde. As relações são excelentes”, afirmou o diplomata, completando que os dois países têm desenvolvido, nos últimos anos, alguns projectos em diferentes sectores, como a cultura, educação e gestão da água.
Halmai frisou também que a prioridade actual é o reforço da cooperação entre a Hungria e Cabo Verde nos domínios culturais, políticos e económicos. Aliás, acrescentou, em Abril próximo, figuras húngaras deverão participar em alguns eventos no âmbito do Kriol Jazz Festival, na cidade da Praia.
“Espero desenvolver as relações numa direcção muito positiva”, desejou Miklós Tamás Halmai, salientando que, desde 2017, os dois Estados têm mantido vários encontros de alto nível.
Desde então, relembrou, foram assinados vários acordos bilaterais entre os países em áreas como a cultura, água e protecção de investimentos.
A título de exemplo, o embaixador citou o pacote de financiamento de 35 milhões de euros, para implementar o projecto de dessalinização de água para agricultura, utilização de águas residuais e novas técnicas de irrigação, assinado no ano passado.
Finalizando, o diplomata europeu afirmou que o seu país tem “muito orgulho” em fazer parte do desenvolvimento de Cabo Verde como um país com “muito sucesso” e “muito estável”.