Hélio Sanches anuncia disponibilidade em se candidatar à Presidência em 2021

PorSheilla Ribeiro,3 dez 2020 11:44

1

O deputado nacional eleito nas listas do Movimento para a Democracia e líder do grupo parlamentar da África Ocidental no Parlamento Pan Africano, Hélio Sanches, anunciou hoje a sua disponibilidade em se candidatar à Presidência da República em 2021.

“Estou aqui para dizer ao MACHS (Movimento de Apoio à Candidatura de Hélio Sanches) e extensivamente às cabo-verdianas e cabo-verdianos, no país e na diáspora, que estou disponível para encarar este desafio”, anunciou.

Apesar de se mostrar disponível, Hélio Sanches afirmou que algumas condições serão necessárias reunir-se para que a disponibilidade manifestada se transforme numa candidatura “pujante e vencedora” no futuro.

No que diz respeito ao apoio do seu partido, o deputado respondeu que os apoios virão ao seu tempo, justificando que os partidos têm o seu timing e os seus órgãos e que o mais “importante” é o apoio da sociedade civil, que "já tem".

Hélio Sanches referiu ainda que no passado mês do Março falou com o presidente do MpD e que neste momento toda a cúpula do partido tem conhecimento de que é candidato à Presidência da República.

“Após as legislativas não tenho dúvidas de que os partidos irão manifestar-se. Neste momento, esta disponibilidade é o primeiro passo, o segundo passo, que será de imediato, é de facto trabalharmos com todos os cidadãos cabo-verdianos para que essa candidatura seja efectivamente uma candidatura vencedora”, proferiu.

Questionado se a sua candidatura poderá causar uma ruptura no partido, o deputado respondeu que não conhece ainda nenhum candidato, ou nenhum potencial candidato que se manifestou. Segundo referiu, esta candidatura emerge da sociedade civil cabo-verdiana.

Recorde-se que no passado mês de Novembro foi formalizado o Movimento de Apoio à Candidatura de Hélio Sanches (MACHS) a Presidente da República de Cabo Verde.

Em declarações à Inforpress, o porta-voz do MACHS, Edson Ribeiro, afirmou que o “pretenso candidato” responde às necessidades actuais da conjuntura política.

Em Março o Movimento entregou a moção de apoio com mais de 500 assinaturas, incitando Hélio Sanches a se candidatar ao mais alto cargo da nação cabo-verdiana.

Autoria:Sheilla Ribeiro,3 dez 2020 11:44

Editado porSheilla Ribeiro  em  4 dez 2020 7:29