Legislativas 2021: PP propõe redução do número de deputados no parlamento

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,10 abr 2021 16:02

O Presidente do Partido Popular (PP), Amândio Barbosa Vicente, cabeça-de-lista em Santiago Sul, sugeriu, igualmente, diminuir o tempo do mandato.

“O parlamento cabo-verdiano foi transformado pelos dos dois grupos de deputados num lugar de mal dizeres e de violência física”, apontou o candidato que disse que a proposta do seu partido é reduzir o parlamento para metade com 36 lugares, mas frisou que o objectivo é chegar a 20.

A ideia, segundo Amândio Barbosa Vicente, é passar de 72 para 36 deputados e limitar o mandato dos deputados e de todos os cargos electivos para dois mandatos do máximo.

“Outra proposta mais forte é a questão do “Impeachment”. Temos que trazer este processo a Cabo Verde porque temos políticos a abusar, infringir normas e muito mais onde o povo é obrigado a aguentar por cinco anos”, mencionou o líder partidário.

Para o PP, é evidente que o actual sistema político cabo-verdiano faliu e a falta de ligação entre eleitores e eleitos é demonstrada pelo facto de que cerca de dois terços dos deputados na Assembleia Nacional “nunca ou muito raramente abrem a boca durante os cinco anos de cada legislatura”.

Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,10 abr 2021 16:02

Editado porJorge Montezinho  em  14 jan 2022 23:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.