OIF quer apoiar CNE na implementação de projectos para consolidação do processo eleitoral

PorSheilla Ribeiro,19 out 2022 10:35

A Organização Internacional da Francofonia (OIF) promete apoio técnico na implementação de projectos considerados estruturantes pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) para a consolidação do processo eleitoral, nomeadamente a educação cívica permanente, digitalização e modernização da instituição.

Segundo um comunicado da OIF, disponibilizado hoje, a promessa foi feita no âmbito da visita daquela instituição à Cabo Verde que decorre de 15 a 19 de Outubro.

A OIF quis, segundo a mesma fonte, inteirar-se sobre o funcionamento da CNE, considerada pela organização como exemplo de integridade e profissionalismo na condução de eleições a nível dos países francófono membros daquela organização.

“Do encontro ficou a promessa de apoio técnico na implementação de projectos considerados estruturantes pela CNE para a consolidação do processo eleitoral, sendo a educação cívica permanente, digitalização e modernização da CNE indicados pela senhora presidente como estando na lista das prioridades”, lê-se.

A CNE tem uma profícua relação de parceria com a OIF, que neste âmbito, já a apoiou tecnicamente na realização da auditoria à Base de Dados do Recenseamento Eleitoral realizada em 2018.

De acordo com o comunicado, deste apoio saíram importantes recomendações para a melhoria do sistema informático do recenseamento eleitoral do país.

Cabo Verde é membro da OIF desde 1996 e a CNE é membro da Rede de Competências Eleitorais da francofonia, RECEF, desde 2017, tendo a presidente , Maria do Rosário, exercido o cargo de Administradora executiva da RECEF de 2019 a 2021.

A delegação da OIF que está em Cabo Verde é chefiada pela Conselheira responsável pela Língua Francesa, Imma TOR FAUS, acompanhada do Encarregado de Missão por Questões Políticas, Alassane DDIAYE, ambos do Gabinete da Secretária Geral da instituição.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,19 out 2022 10:35

Editado porSara Almeida  em  19 out 2022 14:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.