​Orlando Dias entrega candidatura à liderança do MpD

PorEdisângela Tavares,7 mar 2023 14:11

O candidato à liderança do Movimento para a Democracia (MpD), Orlando Dias, entregou hoje a sua candidatura ao Presidente do Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GAPE) do MpD, e defendeu que as eleições sejam transparentes, democráticas, com lisura e debate de ideias.

No acto da entrega oficial da candidatura a liderança do MpD, Orlando Dias, adversário de Ulisses Correia e Silva nas eleições internas de 16 de Abril, arguiu uma nova liderança para um novo ciclo político.

O candidato a presidência do MpD diz que o partido tem que voltar a ser um partido “verdadeiramente democrático, em conformidade com a sua origem, essência e objectivos que se baseiam na democracia, liberdade, desenvolvimento, justiça social e defesa intransigente da dignidade da pessoa humana, principal beneficiária de todo o esforço de desenvolvimento”.

“A actual liderança do MpD tem dado primazia a questões marginais de índole pessoal dentro do partido, contribuindo para a redução do protagonismo e da dinâmica da organização, através do empobrecimento do diálogo interno e, consequentemente, com a sociedade. Resgatando o MpD, os militantes, amigos e simpatizantes devem lutar contra o exercício do poder baseado na tomada de decisões por alguns dos principais dirigentes, à porta fechada e nas costas da maioria dos membros do Partido”, precisou.

Orlando Dias sublinha que é necessário que o partido retome o compromisso político responsável, devendo prevalecer nas relações do partido e dos seus militantes com a sociedade, o Estado e a comunicação social.

“Não se deve permitir que o MpD seja um partido de classe nem de aparelho e, por isso mesmo, é urgente que seja resgatada a ligação estreita entre os órgãos nacionais, as estruturas intermédias e as bases, através de reuniões e visitas sistemáticas, periódicas e frequentes, dos membros da Comissão Política Nacional e da Direcção Nacional, para assegurar aos mesmos uma correta avaliação da situação e dos problemas que afectam o País. Devolver o partido aos militantes As bases do MpD devem ser reorganizadas para poderem funcionar adequadamente e organizar debates regulares nas suas respectivas circunscrições”.

Este candidato entende que a disputa interna é sempre bom para a vitalidade do partido e considera que “estamos a fazer história”, porque a cerca de 19 anos que o partido não vive uma disputa para a liderança, o que na visão do candidato, não fica bem para o MpD, um partido democrático.

“Nós decidimos concorrer para que o partido volte a ser verdadeiramente democrático para que os militantes possam ser de novo respeitados e valorizados. Vamos propor uma revisão profunda dos Estatutos do MpD para termos uma liderança partilhada. Precisamos dos militantes do MpD que tenham experiência, dos menos jovens, dos jovens e dos mais jovens, ou seja queremos uma liderança onde todos tenham voz, liberdade de expressão e de defender as sua ideias e temos que ultrapassar aquilo que agora acontece no MpD que é praticamente imposição do pensamento único.”.

Orlando Dias assume-se como militante do MpD desde 31 de Outubro de 1990, tendo nesta qualidade estado presente como delegado a todas as convenções do partido, membro de várias Comissões Políticas Nacionais, Comissões Permanentes, Direcções Nacionais.

Sob o emblema de “Mais Democracia - Devolver o Partido aos Militantes”, Orlando Dias acredita que o MpD é um Partido com futuro, mas que precisa de regressar aos seus princípios identitários, à sua origem histórica.

“Princípios e uma cultura republicana que estiveram na sequência de um grande movimento popular pela liberdade e pela democracia e que fundou o Estado de Direito Democrático. Um MpD verdadeiramente plural, organizado e com acção política intensa junto dos seus militantes, amigos, simpatizantes e de toda a sociedade cabo-verdiana”, acrescentou.

Autoria:Edisângela Tavares,7 mar 2023 14:11

Editado porAndre Amaral  em  8 mar 2023 12:37