Artigos sobre Orlando Dias
Abstenção nas eleições do MpD foi de 64,38%
As eleições para presidente do MpD registaram uma abstenção de 64,38%, conforme os resultados definitivos divulgados hoje pelo partido, que reelegeu o também primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Eleições internas: Orlando Dias vota confiante na vitória para liderar MpD
O candidato à liderança do MpD Orlando Dias exerceu o seu direito de voto em Achada Fátima, no município de Santa Cruz (Santiago), depois das 14:00 e mostrou-se confiante na vitória se as eleições forem “transparentes”.
Tribunal Constitucional não deu provimento à impugnação do candidato à liderança do MpD, Orlando Dias
O Tribunal Constitucional não deu provimento à impugnação do candidato à liderança do MpD, Orlando Dias, que acusou o Gabinete de Apoio no Processo Eleitoral (GAPE) do partido, de violação “flagrante” dos Estatutos do MpD e do Código Eleitoral de Cabo Verde.
Orlando Dias: "O GAPE (...) não pode fazer parecer que entrou no caminho da manipulação de factos e do falseamento dos próprios Estatutos do MpD"
O candidato à liderança do MpD, Orlando Dias, acusa o Gabinete de Apoio no Processo Eleitoral (GAPE) do MpD, de violação “flagrante” dos Estatutos do MpD e do Código Eleitoral de Cabo Verde.
“Esta disputa vai fazer com que o MpD passe a ser de novo um partido verdadeiramente democrático”
Depois de 19 anos, o MpD volta a ter eleições internas plurais com o candidato Orlando Dias a desafiar o actual presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, na liderança do partido. Para Orlando Dias a ausência de disputas internas acabou por descaracterizar o MpD: perdeu a sua origem, os órgãos do partido perderam as suas competências, tudo ficou centralizado na pessoa do seu presidente, aponta o candidato. Para “devolver o partido aos militantes”, Dias propõe o regresso do MpD às origens, quando os militantes eram procurados, valorizados e exerciam o seu direito de voto. Entretanto, o adversário de Ulisses Correia e Silva tranquiliza as hostes do MpD, assegurando que a sua eventual vitória no dia 26 de Abril não vai criar nenhuma instabilidade governativa e institucional. “Já dissemos que Ulisses, enquanto primeiro-ministro, quando nós ganharmos as eleições para presidente do partido, ele terá todo o nosso apoio para levar o seu mandato até 2026”, garante. Orlando Dias deixa claro que não será nenhuma catástrofe pessoal se não alcançar os seus objectivos. “Vamos fazer de tudo para ganhar as eleições, mas perdendo-as continuamos Orlando na mesma. Mas estamos convencidos de que podemos ganhar estas eleições, porque há necessidade de mudança da liderança no seio do MpD”, considera.
Edição 1110
A inspecção realizada à Câmara Municipal da Praia faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Orlando Dias entrega candidatura à liderança do MpD
O candidato à liderança do Movimento para a Democracia (MpD), Orlando Dias, entregou hoje a sua candidatura ao Presidente do Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GAPE) do MpD, e defendeu que as eleições sejam transparentes, democráticas, com lisura e debate de ideias.
“É hora da virada”, defende Orlando Dias
Militante e deputado do MpD apresentou hoje, na Praia, a carta política que vai nortear a sua futura candidatura à liderança do partido.
Dia de África: Problema de transporte continua a atrapalhar a integração regional de Cabo Verde – Deputados
O problema dos transportes continua a ser um dos “empecilhos“ no processo de integração regional de Cabo Verde, consideram os deputados cabo-verdianos eleitos pelo círculo da África e integrantes do Parlamento da CEDEAO.
Proposta de debate sobre políticas para mundo rural chumbada pelo MpD
A Bancada Parlamentar do MpD chumbou a proposta do PAICV para um debate de urgência com o Primeiro-ministro. A proposta do maior partido da oposição visava debater com Ulisses Correia e Silva as políticas públicas para o meio rural em contexto de COVID-19.
PAICV quer mais atenção do Governo à saúde mental
O PAICV considera que o Governo não tem dado a devida atenção à saúde mental no país. Em causa, a situação em que se encontra o Hospital Psiquiátrico da Trindade, que, segundo o partido, padece de problemas graves tanto em termos funcionais como estruturais, e com um grande défice de recursos humanos.
Deputados do parlamento da CEDEAO visitam Cabo Verde
Uma missão do parlamento da CEDEAO visita Cabo Verde de 2 a 6 de Julho. Informação avançada esta manhã, pelo chefe da Delegação dos Deputados de Cabo Verde no Parlamento da CEDEAO e vice-presidente de mesa, Orlando Dias, em conferência de imprensa, na cidade da Praia.
Orlando Dias defende punição judicial de "pessoas que publicam no Facebook notícias falsas"
O deputado do MpD, Orlando Dias defende a penalização daqueles que publicam 'fake news' nas redes sociais. O deputado fez esta consideração hoje, no parlamento, durante o debate suscitado pela declaração política do PAICV sobre evacuações e emergências médicas no país.
Orlando Dias identifica falhas de Cabo Verde na candidatura à CEDEAO
O vice-presidente do Parlamento da CEDEAO, Orlando Dias, um dos candidatos à presidência da CEDEAO, entende que houve uma falha na condução do processo.
mais