Edição 1110

PorExpresso das Ilhas,8 mar 2023 7:17

A inspecção realizada à Câmara Municipal da Praia faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.

Inquérito da Inspecção Geral das Finanças (IGF) descobriu ilegalidades nas reuniões da autarquia, nas deliberações da câmara municipal, nas informações prestadas aos vereadores, nas propostas de orçamento, na contratação e nomeação de pessoal e na distribuição dos pelouros. IGF recomenda que sejam apuradas eventuais responsabilidades, financeira e civil, tanto do Presidente da Câmara como da Assembleia Municipal.

Também em destaque está a entrevista com Orlando Dias que apresentou, esta terça-feira, a sua candidatura à presidência do MpD.

Depois de 19 anos, o MpD volta a ter eleições internas plurais com o candidato Orlando Dias a desafiar o actual presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, na liderança do partido. Para Orlando Dias a ausência de disputas internas durante todos esses anos acabou por descaracterizar o MpD: perdeu a sua origem, os órgãos do partido perderam as suas competências, tudo ficou centralizado na pessoa do seu presidente, aponta o candidato.Para “devolver o partido aos militantes”, Dias propõe o regresso do MpD às origens, onde os militantes eram procurados, valorizados e exerciam o seu direito de voto.Entretanto, o adversário de Ulisses Correia e Silva tranquiliza as hostes do MpD, assegurando que a sua eventual vitória no dia 26 de Abril não vai criar nenhuma instabilidade governativa e institucional. “Já dissemos que Ulisses, enquanto primeiro-ministro, quando nós ganharmos as eleições para presidente do partido, ele terá todo o nosso apoio para levar o seu mandato até 2026”, garante.Não obstante,Orlando Dias deixa claro que não será nenhuma catástrofe pessoal se não alcançar os seus objectivos. “Vamos fazer de tudo para ganhar as eleições, mas perdendo-as continuamos Orlando na mesma. Mas estamos convencidos que podemos ganhar estas eleições, porque há necessidade de mudança da liderança no seio do MpD”, considera Orlando Dias.

Falamos também sobre a violência entre menores.

Em apenas uma semana, o país registou dois casos mediáticos de violência entre menores. Na cidade da Praia uma criança de sete anos foi assassinada por um adolescente de 13 e, na ilha Brava, um adolescente de 15 anos de idade, foi evacuado para a Praia após ter sido agredido por três adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos. Os casos chamam atenção para a saúde mental de crianças e adolescentes, mas também para a necessidade de mecanismos de punição em situações mais graves.

Ainda na capa da edição desta semana trazemos-lhe a reportagem sobre a venda de produtos congelados.

A Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) adverte os consumidores a prestar atenção na aparência, cheiro, validade e disposição dos produtos nos estabelecimentos comerciais antes da sua aquisição. O alerta recai mais ainda quando a aquisição é referente aos produtos congelados e embalados, que nem sempre permitem uma prévia avaliação por parte dos consumidores.

A ler igualmente os artigos de opinião do Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, com ‘Um apelo urgente à ação no Dia Internacional das Mulheres’ e de Carlos Bellino Sacadura com ‘Ler e escrever o texto do mundo: na teoria literária e em autores cabo-verdianos’.

Autoria:Expresso das Ilhas,8 mar 2023 7:17

Editado porAntónio Monteiro  em  25 nov 2023 23:28