“Há interesse do Governo de Cabo Verde e há interesse por parte do Governo de Portugal que haja uma melhoria significativa naquilo que é o atendimento que se faz aos cidadãos cabo-verdianos”, disse durante uma intervenção, no período de questões gerais no Parlamento, quando questionado pelo deputado do PAICV, João do Carmo.
Ainda em resposta ao mesmo deputado, o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, mencionou um encontro com o embaixador de Portugal, onde discutiram a possibilidade de o diplomata português receber um grupo de deputados cabo-verdianos com o objectivo fornecer esclarecimentos sobre questões relacionadas aos vistos, aberta a perguntas e respostas.
"Eu sugeri que fosse a comissão especializada de relações externas. Esta é a sugestão que eu dei, mas os grupos parlamentares podem indicar os deputados que bem entenderem para esse encontro”, continuou.
Lourenço Lopes destacou que essa iniciativa reflecte o compromisso dos governos de Cabo Verde e Portugal em melhorar o atendimento aos cidadãos cabo-verdianos, especialmente no que diz respeito à questão dos vistos. Essa melhoria busca facilitar os processos de deslocação, residência e trabalho entre os dois países.