Perante uma plateia constituída por mais de 100 jovens das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, Mónica Vicente, administradora da juventude do IDJ e em representação do ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, disse esperar conseguir subsídios para novas medidas do Governo para os jovens.
“Este espaço serve para os jovens fazerem networking, conhecer as oportunidades, esclarecer as dúvidas, mas também é um espaço para debate. Apresentar sugestões para serem absorvidas na criação de novas políticas e medidas do Governo para a juventude. Por isso, desafiamos os jovens a apresentarem sugestões para podermos ajustar às políticas existentes e criar novas políticas”, diz.
A iniciativa, inscrita no Programa YouthConnect Cabo Verde, acontece sob o tema “Economia Azul e Indústrias Criativas: a sustentabilidade e a inovação”. Para o Chefe do Escritório Conjunto do PNUD, UNFPA e UNICEF, David Matern, a participação dos jovens na construção de soluções para o desenvolvimento do arquipélago é importante para se atingir as metas da Agenda 2030 e a Agenda Africana 2063, bem como o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, PEDS II.
“Os desafios económicos e sociais enfrentados pelos jovens foram agravados pela pandemia da covid-19 e pela guerra na Ucrânia. Diante desses desafios, é preciso encontrar formas inovadoras de continuar a avançar com as agendas globais, investindo cada vez mais nos jovens. Aproveito para lançar um repto aos jovens: aproveitem as oportunidades que a economia azul e as indústrias criativas oferecem enquanto acelerador do desenvolvimento e sejam protagonistas principais na construção da vossa história”, apela.
As boas-vindas ao Fórum Regional da Juventude foram dadas pelo vereador da Câmara Municipal de São Vicente para a área da Juventude e Desporto, Janízio Neves.
“Temos dois dias para interacção de ideias e experiências com as três ilhas vizinhas. Cabo Verde é de todos nós, onde vocês dão o vosso contributo na cultura criativa, bem como na economia zul”, diz.
O primeiro Fórum Regional da Juventude,das ilhas de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, decorre hoje e amanhã na ilha do Porto Grande. Ainda em Julho, evento semelhante será realizado na ilha de Santiago, com participação de jovens da ilha do Maio. A Brava é o próximo palco do evento, que contempla a juventude do Fogo. O último fórum regional deste ano acontece na Boa Vista, com a participação da ilha do Sal. No final de Novembro/início de Dezembro, a ilha de Santo Antão acolhe o Fórum Nacional da Juventude.