Ministro dos Negócios Estrangeiros participa na Cimeira da G77+China e na Assembleia Geral da ONU

PorSheilla Ribeiro,11 set 2023 12:44

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo, anunciou hoje a sua participação como representante do Estado de Cabo Verde na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da G77 + China, e na 76.ª Sessão da Assembleia Geral da ONU.

Segundo anunciou o ministro hoje, em conferência de imprensa, estará fora do país no período de 12 a 28 de Setembro.

A primeira paragem será Cuba, onde participará como representante de Cabo Verde na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da G77+China sob o lema "Os Actuais Desafios do Desenvolvimento: O Papel da Ciência, da Tecnologia e da Inovação", e que está programada para os dias 15 e 16 de Setembro em Havana.

Conforme explicou, a cimeira tem como objectivo promover um debate abrangente e uma análise aprofundada dos principais desafios enfrentados pelo Sul global em sua busca pelo desenvolvimento sustentável.

Os tópicos de discussão incluem o papel da ciência, da tecnologia e da inovação no apoio à segurança alimentar, saúde, processos produtivos, bem-estar humano, ambiente saudável, gestão governamental, seCtor privado, educação, ética em ciência e tecnologia, modelos de ciência aberta e o impacto das ciências sociais e humanísticas no desenvolvimento das sociedades.

Após sua participação na cimeira em Cuba, Rui Figueiredo se deslocará para Nova Iorque, onde representará Cabo Verde na 76.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) que acontece de 19 a 26 de Setembro e tem como tema central "Reconstruir a confiança e reacender a solidariedade global: acelerar a ação sobre a Agenda 2030 e seus objectivos de desenvolvimento sustentável em direcção à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todos".

Durante a AGNU, os líderes mundiais farão uma revisão abrangente do estado dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e discutirão a necessidade urgente de acelerar acções transformadoras para alcançar a Agenda 2030.

Questionado se Cabo Verde faraá uma intervenção, Rui Figueiredo disse que ainda não há uma confirmação, mas que Cabo Verde já fez o pedido nesse sentido.

Além de seu envolvimento nessas importantes reuniões, Cabo Verde aproveitará a oportunidade para fortalecer laços de amizade e cooperação com outros países amigos, tratando de questões bilaterais de interesse mútuo.

“A realização anual da Assembleia Geral das Nações Unidas é uma boa oportunidade para os países se estreitarem laços de amizade e cooperação e, nesta ocasião, Cabo Verde vai encontrar-se com lideres de alguns países amigos para tratar dos assuntos bilaterais”, referiu o minsitro.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,11 set 2023 12:44

Editado porSheilla Ribeiro  em  12 set 2023 8:27

pub.

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.