Estratégia Global Gateway: Equipa Europa e Cabo Verde apresenta pacote de investimento de 246 milhões de euros

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,26 out 2023 17:08

Equipa Europa e Cabo Verde, no âmbito da Estratégia Global Gateway, apresentou um pacote de investimento de 246 milhões de euros que visa impulsionar a transformação para a energia verde, os transportes sustentáveis e a conectividade digital.

A informação foi avançada pela Comissão Europeia, indicando que o pacote de investimento foi acordado durante o encontro entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, na quarta-feira, 25, em Bruxelas (Bélgica), à margem do Fórum Global Gateway que termina hoje.

“A Estratégia Global Gateway da União Europeia tem por fim criar um futuro melhor nos países parceiros. A UE partilha a visão de Cabo Verde de um futuro mais ecológico, mais conectado e economicamente mais independente. Os investimentos hoje apresentados reforçarão a nossa parceria e o nosso compromisso a favor da sustentabilidade e da maior prosperidade de Cabo Verde”, declarou a presidente von der Leyen, ao anunciar o pacote de investimentos.

Neste sentido, a UE e o Banco Europeu de Investimento (BEI) reunirão recursos para conceder uma subvenção mista e um empréstimo-quadro destinados a revolucionar o mercado da energia de Cabo Verde.

De acordo com a mesma fonte, a União Europeia irá contribuir para alcançar a sustentabilidade energética com uma subvenção de 29 milhões de euros, combinada com um empréstimo soberano do BEI de 120 milhões de euros.

O BEI também vai apoiar Cabo Verde através de um empréstimo empresarial de 22 milhões de euros que contribuirá para o projecto de expansão do parque eólico de Cabeólica.

Com o propósito de modernizar as infra-estruturas portuárias do País, a UE vai ainda apoiar o arquipélago com uma subvenção de 25 milhões de euros, combinada com um empréstimo do BEI de até 120 milhões de euros, assim como vai apoiar a ambição de Cabo Verde de se tornar um polo digital na região, sendo que este objectivo será alcançado através de um empréstimo empresarial do BEI de 22 milhões de euros à Cabo Verde Telecom.

“Os acordos em questão constituem progressos significativos para um futuro sustentável e próspero de Cabo Verde. À medida que a Estratégia Global Gateway avança, estas iniciativas abrem caminho a um Cabo Verde mais limpo e mais conectado. O Banco Europeu de Investimento e a UE orgulham-se da sua parceria nesta notável trajectória”, referiu a Comissão Europeia.

A UE e Cabo Verde têm uma Parceria Especial bilateral criada em 2007, a única deste tipo entre a UE e um país africano.

A Estratégia Global Gateway visa reduzir o défice de investimento ao nível mundial e impulsionar ligações inteligentes, limpas e seguras nos sectores do digital, da energia e dos transportes, bem como para reforçar os sistemas de saúde, educação e investigação.

No seu conjunto, visa mobilizar até 300 mil milhões de euros em investimentos públicos e privados entre 2021 e 2027, criando ligações essenciais, e não dependências, e colmatando o défice de investimento mundial.

Também hoje, Ulisses Correia e Silva vai reunir-se com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, no quartel-general da organização político-militar.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,26 out 2023 17:08

Editado porAndre Amaral  em  7 mai 2024 23:28