À saída do encontro, o chefe de Estado cabo-verdiano, que se esteve em Luanda a participar na terceira edição do Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, lembrou que há ainda algumas áreas de conflito, particularmente na região da África Central, salientando o papel importante que o Presidente João Lourenço está a desempenhar, enquanto Champion para a Reconciliação e a Paz no continente africano.
“Esperemos que nos próximos tempos possamos ter efectivamente a paz e boas relações entre os diferentes países para podermos acelerar o ritmo de transformação sócio-económica do continente”, disse em declarações à imprensa.
De forma particular José Maria Neves disse ter abordado com o seu homólogo as eleições presidenciais na República Democrática do Congo, previstas para 20 de Dezembro, esperando que elas decorram na normalidade e sirvam para reforçar a democracia, reforçar as instituições e garantir a paz, a estabilidade e o desenvolvimento.
O encontro serviu também para também para os dois chefes de Estado passarem em revista as relações bilaterais entre Cabo Verde e Angola.
José Maria Neves indicou que há perspectivas boas de cooperação na área dos transportes e no turismo, para além dos investimentos que já estão em Cabo Verde, na área da banca, na área dos combustíveis e na área das telecomunicações.
“Portanto, as relações são muito boas, são excelentes. Há também abertura de ambos os Governos para o reforço dessas relações. São dois povos amigos, de modo que foi um encontro de amigos para fazerem avaliação da excelência das relações e para perspectivarmos o melhor futuro para os dois países”, adiantou
Recordar que José Maria Neves efectuou uma visita oficial a Angola em Janeiro de 2022, visita que foi retribuída por João Lourenço em Março do mesmo ano.