José Luís Sá Nogueira falava à imprensa após visitar as obras do Terminal de Cruzeiros que estão na fase de conclusão.
Segundo o governante, a questão da insegurança é um problema realmente que existe em São Vicente, mas também nas outras ilhas, mas considerou que a segurança e a tranquilidade do turista são bandeiras que Cabo Verde tem que assegurar a todo custo.
Pelo que, informou, o Ministério do Turismo e Transportes tem vindo a articular-se com a Polícia, com a delegação do Instituto do Turismo em São Vicente e com todos os outros players (intervenientes) para encontrar a melhor resposta em relação a esta questão.
“Nós sabemos de facto que há este tipo de problema, nós tivemos uma excelente reunião com os operadores turísticos aqui de Mindelo na semana passada, onde todas essas questões foram colocadas com a associação, portanto, num comité de diálogo que identificou muito bem os problemas”, explicou, adiantando que realizará um encontro com o ministro da Administração Interna sobre esta problemática.
Sobre as obras do Terminal de Cruzeiros, José Luís Sá Nogueira considerou que o terminal é uma “excelente” infra-estrutura que vai permitir ter uma boa capacidade de resposta em relação à demanda do turismo do cruzeiro em São Vicente.
“Com esta infra-estrutura nós estamos aptos, realmente, para dar uma boa resposta e trazer mais navios de cruzeiro para Cabo Verde, no sentido de que Cabo Verde é um destino turístico muito importante e a demanda é cada vez maior e era necessário, de facto, ter este Terminal de Cruzeiros”, reforçou.
O governante acrescentou que há perspectiva de que o terminal vai “ajudar a incrementar ainda mais o turismo” mas também “criar um ambiente muito favorável para a atracção de investimentos estrangeiros e nacionais.
“Com esta infra-estrutura de Terminal de Cruzeiro nós pretendemos também dinamizar a economia local. É extremamente importante e esta é uma outra fase que vai arrancar também brevemente com uma grande empresa internacional, que vai estar aqui a apoiar toda a gestão que vai ser feita do Terminal de Cruzeiros”, elucidou.
Pretende-se, adiantou, oferecer um conjunto de serviços aos turistas nas áreas da cultura, da gastronomia entre outros que são necessários para que eles possam levar uma impressão positiva do País.
Além de visitar o Terminal de Cruzeiros, o ministro do Turismo e Transportes reuniu-se com o conselho da administração da Enapor. Também tem em agenda visitas aos estaleiros da Cabnave e ao navio Praia d´Aguada, reunião com o presidente do conselho da administração da Cabo Verde Trade Invest (CVTI) e visita ao Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD).