“Temos Papa! A eleição do novo Papa, Leão XIV, é motivo de grande alegria e júbilo”, escreveu o Chefe do Governo na sua página do Facebook.
Na mesma mensagem, Ulisses Correia e Silva felicitou ainda o Cardeal cabo-verdiano Dom Arlindo Furtado, que participou como eleitor no Conclave responsável pela escolha do novo líder da Igreja Católica.
“Aproveito esta ocasião para felicitar Sua Eminência, o Cardeal Dom Arlindo Furtado, um dos eleitores do Conclave, e todos os católicos cabo-verdianos, certo de que este momento será de reforço da espiritualidade e da confiança num mundo melhor e mais pacífico”, concluiu.
De referir que ontem o Cardeal Robert Francis Prevost, uma figura que se destaca por sua experiência internacional e proximidade com o papa Francisco foi o escolhido para liderar a Igreja Católica.
Nascido em 14 de Setembro de 1955, em Chicago, Illinois, ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977, professando votos solenes em 1981. Foi ordenado sacerdote em 1982 e obteve doutorado em direito canónico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino em Roma.
Entre 1985 e 1998, Prevost trabalhou como missionário no Peru, servindo como pároco, oficial diocesano, professor de seminário e administrador. Em 1999, foi eleito prior provincial da Província Agostiniana de Chicago e, em 2001, tornou-se prior geral da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou por dois mandatos até 2013.
Em 2014, o Papa Francisco nomeou Prevost como administrador apostólico da Diocese de Chiclayo, no Peru, elevando-o à dignidade de bispo. Ele foi nomeado bispo de Chiclayo em 2015, servindo até 2023. Durante seu tempo no Peru, Prevost também actuou como presidente da Comissão de Educação e Cultura da Conferência Episcopal Peruana e foi membro do conselho permanente da mesma conferência.
Em Janeiro de 2023, o Papa Francisco nomeou Prevost como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Ele foi criado cardeal em 30 de Setembro de 2023, recebendo o título de cardeal-diácono de Santa Mónica. Em Fevereiro de 2025, foi elevado à ordem dos cardeais-bispos com o título da sé suburbicária de Albano.