Trata-se de um acidente que envolveu dois autocarros escolares, transportando cerca de 70 estudantes que regressavam da escola, resultando em ferimentos na maioria dos ocupantes das viaturas e que afectou “significativamente” a comunidade de Rincão.
No encontro com as famílias das vítimas, o Chefe de Estado aproveitou para pedir desculpas por só hoje estar a realizar esta visita, mas, no entanto, fez saber que acompanhou o ocorrido e manifestou, na altura, a sua solidariedade ao presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Armindo Freitas.
“Temos que agradecer a Deus por não ter havido vítimas mortais (…)”, disse, destacando a união das pessoas no socorro aos acidentados e o engajamento da edilidade em apoiar os estudantes e as suas famílias.
Na sua opinião, este acidente vai ajudar, por um lado, as autoridades a melhorar o transporte escolar e, por outro lado, a segurança nas estradas.
Na ocasião, o mais alto magistrado da Nação manifestou disponibilidade para fazer parcerias com a edilidade, para que os estudantes de Rincão tenham uma viatura exclusivamente dedicada ao transporte escolar.
Após o encontro na escola de Ensino Básico Obrigatório (EBO) local, o Presidente da República, acompanhado do chefe do executivo camarário e da sua equipa de vereadores, visitou algumas residências, para expressar palavras de apoio e abordar questões relativas à atenção e ao acompanhamento social e educativo necessários às vítimas e às suas famílias.