Inaugurada nova maternidade do HBS

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,22 jul 2025 23:03

A nova Maternidade e Pediatria do Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, foi inaugurada esta terça-feira. A unidade, com 125 camas, reúne diversos serviços.

A cerimónia foi presidida pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, que sublinhou o aumento significativo da capacidade de oferta de cuidados hospitalares.

“Este projecto tem um forte impacto no desenvolvimento da saúde da mulher e da criança. É um investimento de grande vulto, fruto da excelente parceria e cooperação entre o Governo de Cabo Verde e o Governo da República Popular da China, que se eleva a uma parceria estratégica. Pretendemos continuar a concentrar esta parceria estratégica no sector da saúde, essencial para a qualidade de vida das pessoas, para a confiança dos cidadãos no seu país e para a confiança na economia”, disse.

Presente na cerimónia, o novo embaixador da China em Cabo Verde, Zhang Yang, destacou a longa parceria entre os dois países e sublinhou a abertura do seu país para o desenvolvimento de um futuro comum.

“Os nossos dois países sempre se apoiaram mutuamente nos interesses fundamentais e nas principais preocupações, mantendo relações amistosas, estáveis e consistentes. Não para ganhos de curto prazo, mas para objectivos de longo prazo. Este é um activo valioso que deve ser preservado”, afirmou.

A presidente do Conselho de Administração do HBS, Helena Rebelo, considera que a inauguração da nova unidade representa um marco decisivo para São Vicente e para todo o Sistema Nacional de Saúde.

“Esta nova infra-estrutura é, actualmente, a estrutura de saúde mais moderna do país. Mais do que um edifício, é um símbolo de compromisso com a vida, de cuidados dignos e humanizados, de melhores condições de trabalho para as nossas equipas e de uma saúde pública mais próxima das pessoas. Este projecto nasceu de uma visão humanista, que coloca a mulher, a criança e a família no centro do cuidado”, destacou.

image

A nova unidade hospitalar representa um investimento de 1,2 milhões de contos, financiados integralmente pela Cooperação Chinesa.

O edifício conta com salas modernas para cirurgias e partos, numa área total de 5.550 metros quadrados, distribuídos por quatro pisos e uma cave. No local vão funcionar: serviço de Urgência de Maternidade, Serviço de Urgência de Pediatria, Ambulatório, Pediatria, Internamento, Unidade de Cuidados Intensivos de Pediatria, Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal, Ginecologia e Obstetrícia, Bloco Operatório com duas salas de cirurgia e salas de parto.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,22 jul 2025 23:03

Editado porSara Almeida  em  23 jul 2025 15:27

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.