De acordo com um comunicado da Presidência da República de Cabo Verde, a cimeira, que decorre este sábado e domingo, reúne chefes de Estado e de Governo do continente para analisar os principais desafios políticos, económicos e sociais da região, bem como definir prioridades estratégicas para 2026.
À margem dos trabalhos, o chefe de Estado cabo-verdiano promove um evento subordinado ao tema “Património Mundial e Segurança Hídrica em África: Construir Caminhos para a Sustentabilidade e a Agenda 2063”, na qualidade de Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural de África e Patrono da História Geral de África.
O encontro visa mobilizar líderes africanos e parceiros internacionais para a criação de parcerias orientadas à valorização do património africano, à gestão sustentável dos recursos hídricos e à concretização da Agenda 2063 da organização continental.
A sessão plenária da cimeira inclui intervenções de dirigentes africanos e parceiros estratégicos e culmina com a transição da presidência rotativa da organização, assinalando o fim do mandato de Angola, liderado pelo Presidente João Lourenço.
Durante a sua permanência na capital etíope, o Presidente da República mantém ainda encontros bilaterais e multilaterais considerados estratégicos para Cabo Verde, reforçando o posicionamento do país nas dinâmicas continentais.
homepage








