Este número é inferior ao do ano passado, quando 11 jogadores cabo-verdianos vestiram as cores de equipas da I Liga.
Destaque para o regresso do internacional cabo-verdiano Zé Luís, depois de quatro anos no futebol russo.
Dos sete futebolistas, o mais experimentado neste campeonato é o luso-cabo-verdiano José Semedo e Mano do Vitória de Setúbal e os mais jovens são Jovane Cabral e José Varela, apesar de irem para a segunda época no escalão principal.
De realçar a estreia no campeonato português do defesa direito da selecção de Cabo Verde, Steven Pereira, que vai representar o Santa Clara.
Na segunda liga, este número é maior, mais seis, ou seja, estão 13 cabo-verdianos, com o destaque para Marcos Soares, que volta a jogar na segunda divisão, 13 anos depois, quando na altura defendeu as cores do Olhanense, por empréstimo do União de Leiria, na época 2006/2007.
Marcos Soares, regressou na época passada ao futebol português, colocando o fim numa ausência de sete anos, com passagens por Roménia, Chipre e Angola.
No Feirense tem como colega o também internacional cabo-verdiano Ricardo Silva, depois de no ano passado ter representado o Famalicão, que vai estar na divisão principal.
O jogador, de 38 anos, já representou em Portugal clubes como Freamunde, Beira Mar e Vitória de Guimarães, e teve curta passagem pelo campeonato chinês, ao serviço do Shandong Luneng.
Ainda no Feirense estão por definir as situações dos internacionais Babanco e Kuca, que não constam na lista dos jogadores inscritos na liga portuguesa de futebol.
I Liga
Porto : Zé Luís
Sporting: Jovane Cabral
Boavista: Heriberto Tavares
Vitória de Setúbal: Mano e José Semedo
Aves: José Varela
Santa Clara: Steven Pereira
II Liga
Farense: Patrick
Mafra: Cuca
Casa Pia: Carlitos
Estoril Praia: Thierry Graça
Académica Viseu: Matthaus, Tiago Almeida, Kelvi
Feirense: Ricardo, Marco Soares
Leixões: Júnior Sena
Nacional: Nuno Borges
Covilhã: Kukula
Cova da Piedade: Márcio Rosa