Temos que criar oportunidades em África – Olavo Correia

PorSheilla Ribeiro,16 dez 2019 17:30

1

Olavo Correia
Olavo Correia

O vice-primeiro ministro e ministro das Finanças defendeu esta segunda-feira, que é preciso criar oportunidades em África para que os jovens possam estar em condições de acompanhar o desenvolvimento mundial e estancar a emigração para a Europa e o resto do mundo.

Olavo Correia discursava no acto de assinatura de Memorando de Entendimento com o IBM – International Business Machines, para desenvolvimento de competências digitais em Cabo Verde.

Segundo o ministro, enquanto não se conseguirem criar oportunidades para os jovens africanos em África, por mais medidas administrativas que se consigam desenhar, não se conseguirá estancar a emigração, o que, conforme manifestou, é “a todos os títulos, vergonhoso para África, mas também para o mundo”.

“Hoje podemos viajar para o mundo inteiro através da internet. Não temos que sair do nosso país para vendermos os nossos serviços. Se formos bons podemos, em Cabo Verde, desenvolver e prestar serviços, vender à escala do mundo e ser um milionário sem sair de Cabo Verde”, discorreu.

Para Olavo Correia este projecto “vale mais do que mil estradas, pontes, portos e aeroportos”, uma vez que o investimento “maior” é nas pessoas.

“Se as pessoas não tiverem competências para aproveitar as oportunidades, por mais portos e aeroportos que fizermos nada valerá a pena”, indicou.

No entanto, ressalvou que o Governo quer reforçar as relações entre Cabo Verde e os Estados Unidos e que vai trabalhar para que o digital possa ser a oportunidade, sublinhando que é a única forma de ser um país central é sendo um país digital.

“O digital faz de um pequeno país periférico um país central à escala do mundo”, afirmou.

Disse que esta é a oportunidade do país, mas também, para os pequenos países e para os pequenos países insolares. O governante reforçou que o Governo está com uma “agenda forte “ao nível da governação digital. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,16 dez 2019 17:30

Editado porAndre Amaral  em  17 dez 2019 9:30

1

pub.
pub.
pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.