​Susana Gramilho quer promover a Macaronésia com o seu livro

PorDulcina Mendes,31 mai 2024 16:19

A portuguesa Susana Gramilho está em Cabo Verde com o seu livro infantil “A Macaronésia trocada por miúdos”. O livro foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 31, na Cidade da Praia, pela escritora Natacha Magalhães.

Natural de Funchal (Portugal), Susana Gramilho é Cônsul Honorária de Cabo Verde na Madeira e escolheu Cabo Verde para mostrar o seu livro infantil.

image

Durante a apresentação do livro, Natacha Magalhães disse que esta obra é uma forma muito bem conseguida de explicar o que é a Macaronésia.

“Este livro faz-nos viajar pelos quatro arquipélagos que fazem parte da Macaronésia: Cabo Verde, Madeira, Cabo Verde, Açores e Canárias. E realmente, foi muito bem-conseguido, foi muito interessante ela ter escrito este livro para às crianças”, frisa.

Para Natacha Magalhães, o interessante deste livro é que ele também é lançado numa altura em que vamos comemorar o Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho.

“Como diz a autora, a Macaronésia é um refúgio da biodiversidade. Realmente, com as espécies vivas que existem nesses quatro arquipélagos, de facto estamos em presença de uma espécie de um santuário que precisamos realmente de preservar”, realça.

Por seu lado, a autora explicou que “A Macaronésia trocada por miúdos”, é uma forma de promover a Macaronésia. “A Macaronésia é um pouco falada, por isso quis fazer esse livro para as crianças. Nesta fase, e sendo um livro infantil, o foco, na minha opinião, tinha de ser atraído pelas imagens. E é a partir da imagem que eles aqui já sabem o que é Macaronésia, e uma outra coisa é que esta ilustração também pretendia despertar a curiosidade”.

“Sou professora de primeiro ciclo, desde 2002. Já estava há alguns anos com o meu primeiro pensamento que é de fazer alguma coisa para as crianças. Na qualidade de Cônsul de Cabo Verde e na qualidade de presidente da Associação de Promoção da Macaronésia, juntando o facto de eu gostar muito de ler e escrever, disse qual é a melhor forma de promover a Macaronésia, claro, porque tem muitos projectos, mas tem que ter forma de expor em prática. Mas eu ponho, eu estou sempre a tentar inventar alguma coisa, escrevi este livro”, salienta.

Conforme sublinhou o livro sobre a Macaronésia é para as crianças, porque acredita que é nelas que temos que colocar as sementes. “É claro que é importante que todos nós, aqui e em qualquer parte, promovam um conceito que eu acho que os arquipélagos da Macaronésia podem ser olhados”.

“A Macaronésia trocada por miúdos” tem como propósito de dar a conhecer aos leitores mais novos os encantos dos arquipélagos do Atlântico Norte, as suas características mais dominantes, o que os torna distintos entre si, embora sempre ligados pelo oceano e por uma beleza natural única.

Assim, através desta obra, as crianças poderão ter uma introdução ao conhecimento da Macaronésia, de que se trata e por que razão as ilhas que a constituem são tão únicas e especiais.

O livro inclui ilustrações elaboradas pelos artistas da Sétima Dimensão, coordenados por Roberto Macedo Alves, foi publicado pela editora Sétima Dimensão com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e inclui uma Nota de Abertura de Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,31 mai 2024 16:19

Editado porAndre Amaral  em  14 jan 2025 23:26

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.