Uni-CV e Universidade do Sergipe analisam áreas de cooperação

PorExpresso das Ilhas,21 jan 2018 7:34

​Decorreu nos dias 15 e 16 deste mês na cidade da Praia, o “Iº Seminário, Literatura, Educação e Cultura entre irmãos: Cabo Verde e Brasil”. Este seminário teve como finalidade a criação de um núcleo disciplinar de pesquisas nas duas instituições universitárias.

Esse seminário reuniu os investigadores das duas instituições universitárias, Sergipe e Uni-CV, para trocas de experiências nas áreas da cultura e literatura.

O evento aconteceu na Universidade de Cabo Verde e contou com a participação de uma delegação do Brasil, mais concretamente da Universidade do Sergipe, formado por professores e alunos.

Segundo a responsável da comissão organizadora do evento, Amália de Melo Lopes, trata-se de um encontro entre investigadores das duas instituições universitárias: Uni-CV e Sergipe.

Esse encontro servirá também para as duas instituições conhecerem a literatura dos dois países de língua portuguesa e debater as relações de cooperação.

A representante da Universidade do Sergipe, Brasil, Cristina Ramalho, por seu lado, disse que já começaram a identificar algumas áreas de cooperação como literatura, ensino e história.

“Na verdade existem outras potencialidades como na área de engenharia de pesca, geologia, em que temos uma licenciatura em linguagem brasileira de sinais, talvez aí é uma porta para analisarmos como é que Cabo Verde está a tratar essas questões”, indicou.

Foram debatidos durante o seminário temas como a “Relações Cabo Verde/Brasil na transição linguística socio-histórica no século XIX: o que dizem os manuscritos Sergipanos”, “O professor da Língua portuguesa e as imagens de si: Uma abordagem discursiva” e “O mito da liberdade na literatura lusófona: Um diálogo entre Timor, Angola, Brasil e Cabo Verde”.

“Um dos grandes objectivos do seminário é discutir a possibilidade de criar um núcleo de pesquisa multidisciplinar nas duas universidades. E um núcleo de pesquisa nordestina em Cabo Verde, a partir da implantação desses dois núcleos podemos fundamentar e sedimentar melhor todas as iniciativas futuras, é o que vamos propor e verificar os interesses”, indicou Cristina Ramalho.

O Seminário, Literatura, Educação e Cultura entre irmãos: Cabo Verde e Brasil, será realizado de dois em dois anos, e o segundo vai acontecer no Brasil.


Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 842 de 17 de Janeiro de 2017.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,21 jan 2018 7:34

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 jan 2018 7:34

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.