Recomendação para ouvir: Conversas Sonoras – N´Du Carlos e Hernâni Almeida

PorPaulo Lobo Linhares,29 jan 2018 6:59

​Quando vi o cartaz a anunciar há duas semanas, o encontro de N’Du e Hernâni Almeida, optei por não tentar prever o que daí poderia resultar – ainda mais pelo título: Conversas Sonoras (por momentos a fazer-me lembrar o álbum Dialogues de Carlos Paredes e Charlie Haden, em certos aspectos semelhante pelo formato).

Pela grandeza dos músicos, optei por me deixar levar. Tinha apenas uma certeza comigo: ia dar a bom porto…e assim foi.

Dois músicos, seres musicais, um palco (casual), paixão, alma, e sobretudo o que ambos defendiam: a música como facilitadora do processo de comunicação...talvez um pouco mais: a música definida como uma forma de comunicação, uma comunicação que na verdade é a forma mais “básica da quase toda a arte”.

De forma simples, sem definições “endeusadas” desta forma de arte, quase que uma maneira de estar na vida.

No princípio do encontro N`Du elucidou o momento, comparando-o com o encontro de duas pessoas numa rua, que se falam e interagem. Assim, este encontro seria de dois músicos, que também se comunicam, só que noutra linguagem: a música. Contudo, o propósito dos dois momentos é comunicar.

As técnicas individuais de cada um dos intervenientes são já conhecidas. Arriscamo-nos a dizer que estávamos perante o expoente máximo de cada um dos instrumentos presentes – Guitarra e Percussão.

Contudo, parte da preocupação do duo era construir um discurso… (“de que vale ter a técnica se não conseguimos passar à forma”)…discurso esse que partia do palco para os ouvintes…num quase dar e receber…puro, apaixonado, com enorme saber e sobretudo humildade.

A música fluiu, contaram-se estórias, onde os dois músicos eram personagens que se revezavam, e iam comunicando com o público, que a dado momento quis participar no enredo das estórias contadas, elevando assim a música ao seu estado mais puro e…simples!

…e como a música de Cabo Verde precisa destes momentos.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 843 de 24 de Janeiro de 2017.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Paulo Lobo Linhares,29 jan 2018 6:59

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  29 jan 2018 6:59

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.