Artigos sobre Hernâni Almeida

Artista cabo-verdiana Zulu lança o seu primeiro single "Cise é Testemunha"
A artista cabo-verdiana Zulu lançou nas plataformas digitais o seu primeiro single, "Cise é Testemunha", uma homenagem a Cesária Évora, reconhecida mundialmente como a maior embaixadora da música e cultura de Cabo Verde.

Elida Almeida, num “lonji” cada vez com mais canções de autor
Poderia começar este apontamento a sublinhar “lonji” – enquanto o último disco de uma das vozes referência da nossa música, a falar da produção do seu já habitual parceiro Hernâni Almeida ou do “formato” que a produção da Lusafrica e José da Silva terão optado já no álbum anterior - e confesso que de mais valia para o disco – em ir buscar beat-makers de outros países do nosso continente que emprestam a sua visão “áfrica de raiz e ramos abertas ao mundo/urbano” – aqui Momo Wang.

Bate tempu, transversal ao tempo…
Era uma vez um músico que tendo nascido no Senegal tinha as suas raízes assentes em Cabo Verde. Tais raízes vinham de várias ilhas…sobretudo do vulcão do Fogo e montanhas de Santiago – provavelmente elementos que lhe viriam a imprimir a atracção pela natureza que continuou a acompanhá-lo e regê-lo.

Elida Almeida canta rituais de “Anu Nobu” em novo single
A autora dos êxitos “N Ta Consigui” e “Bersu d’Oru” tem música nova e o vídeo de “Anu Nobu” já está nas plataformas online e nas televisões. Desta vez, Elida Almeida deixou de lado as suas inquietações sociais e retomou outra vertente da sua música: as memórias.

Lusafrica lança EP de Cesária Évora com versões carnavalescas
Já estão disponíveis online os quatro temas cantados por Cesária Évora e agora regravados em toada carnavalesca, com arranjos de Hernani Almeida, neste EP editado pela Lusafrica.

Recomendação para ouvir: Conversas Sonoras – N´Du Carlos e Hernâni Almeida
Quando vi o cartaz a anunciar há duas semanas, o encontro de N’Du e Hernâni Almeida, optei por não tentar prever o que daí poderia resultar – ainda mais pelo título: Conversas Sonoras (por momentos a fazer-me lembrar o álbum Dialogues de Carlos Paredes e Charlie Haden, em certos aspectos semelhante pelo formato).
mais