“Os dois irmãos” baseia-se num acontecimento verídico, que ocorreu no interior de Santiago, e a acção decorre numa pequena comunidade da época, que tem uma história dura e trágica, com grande impacto, na altura, em Cabo Verde.
Na Praia, a ante-estreia do filme, na noite de ontem, foi um sucesso pelos aplausos durante e no final da sessão. Ainda no final, os actores, realizador e produtor do filme subiram ao palco, para agradecer ao público.
Na ante-estreia esteve presente o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva e outros membros do Governo.
Jorge Carlos Fonseca disse que gostou do filme e que os actores e realizadores mereceram os aplausos que receberam durante e no final da sessão.
“Gostei de ter visto o filme, não é primeira vez, mas é quase novidade ver algo que é feito com gente, paisagem e, argumento novo. É um filme cabo-verdiano”, assegurou.
Por outro lado, avança que a aposta no cinema, na dança e na literatura, na poesia e nas artes plásticas é muito importante para que o país se desenvolva.
Para Manuel Estevão, um dos actores do filme, este trabalho é aquilo que há muito tempo sonhava. “Tinha feito esta peça no teatro e na altura tive o prazer enorme de fazer adaptação do texto para uma peça de teatro e teve o sucesso que teve, porque tínhamos grandes actores nesse trabalho”.
Hoje será a vez da cidade de Assomada receber a ante estreia do filme, que foi rodado no município, e amanhã é a vez de São Vicente recordar a história de “Os dois irmãos”.