SCM quer conhecer a experiência das outras sociedades

PorDulcina Mendes,26 mai 2018 15:00

Presidente da SCM, Solange Cesarovna
Presidente da SCM, Solange Cesarovna

​Segundo a presidente da SCM, Solange Cesarovna, participar nessa assembleia-geral é uma grande oportunidade para debater os aspectos centrais do direito do autor nos vários continentes e países que integram a CISAC.

“Está é a primeira vez que SCM vai participar na Assembleia-geral da CISAC com voz activa, para falar dos trabalhos que tem feito a nível dos direitos de autor no país, mas também para saber como é que está o sector e o cenário dos direitos de autor em todo o mundo”, afirma.

Solange Cesarovna disse ainda que durante este encontro vai falar dos ganhos que a SCM e Cabo Verde tiveram neste último ano, a nível de direitos de autor.

“São muitas as partilhas que faremos e, ao mesmo tempo, temos muito a aprender com as outras sociedades que estão em outro nível de profissionalização pela sua experiência e largos anos a proteger os direitos de autor no mundo”, sublinha.

Durante o encontro, Solange Cesarovna conta que haverá um painel sobre a tecnologia, onde a SCM vai conhecer a experiência das outras sociedades sobre essa matéria que é muito importante na distribuição dos direitos de autor.

“Sem um sistema informático com o software correcto, para estar em contacto directo com as outras sociedades de direitos de autor que fazem parte da CISAC. Não é possível fazer a distribuição dos direitos autorais de forma transparente”, frisou Cesarovna, dizendo que a preocupação da SCM neste momento é fazer a montagem de um departamento informático.

Por outro lado, disse que a intenção da SCM, é de criar um estatuto do autor e do artista em Cabo Verde, neste encontro.

A SCM foi ainda convidada a participar no encontro do Conselho Internacional de Criadores de Música (CIAM), que decorre no dia 2 de Junho no mesmo país, com a presença das maiores Sociedades de Direitos de Autor na área da música.

De salientar que foi no ano passado que a SCM foi aceite como membro da CISAC.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 860de 23 de Maio de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,26 mai 2018 15:00

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  17 fev 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.