O encontro contará com a participação de Sociedades de Direitos de Autor de Marrocos, Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.
O projecto da criação do centro foi anunciado esta sexta-feira, pela presidente da SCM, numa conferência de imprensa realizada na cidade da Praia.
Segundo Solange Cesarovna, o centro, além de fomentar e trazer as perspectivas a nível da situação real da protecção dos direitos de autores em vários países do continente africano, também vai promover encontros dos especialistas nesta área.
Para a SCM, trata-se de uma oportunidade de beber da experiência das outras sociedades.
“Acreditamos que estamos a dar bons passos e a ter bons resultados. Queremos estar representados por essas sociedades nos seus países e também permitir que os criadores desses países estejam defendidos aqui”, avança.
Solange Cesarovna entende que fazer parte do centro é uma boa oportunidade para estreitar a cooperação para a defesa dos autores do continente africano. “Para que a SCM possa defender os direitos dos autores cabo-verdianos nos outros países”.
Ainda em Marrocos, a SCM vai ainda participar num seminário sobre direitos de autores e conexos. “Para conhecer mais sobre os direitos de autores e conexos que terá presença dos especialistas na área, para poder partilhar a experiência do trabalho que tem estado a desenvolver”.