São dezenas de títulos, muitos dos quais com selo da própria editora da Pedro Cardoso, disponíveis no Centro da Juventude do concelho, transformado por alguns dias, em livraria. A um preço mais convidativo do que se os laurentinos tivessem que se deslocar à cidade da Praia para os adquirir.
Não se conhecem livrarias na cidade de João Têves, a capital do município, pelo que a livraria ambulante da Pedro Cardoso aí chegou recheada com obras de ficção e títulos de diversas áreas de conhecimento de modo a responder ao interesse daqueles que visitarem a feira. São Lourenço dos Órgãos soma-se assim a outros municípios do país que já receberam a feira livresca da Pedro Cardoso, nomeadamente São Salvador do Mundo, São Domingos, Santa Catarina, Ribeira Grande de Santo Antão, São Vicente, Sal, Ribeira Brava de São Nicolau e São Filipe (Fogo).
Boa Vista será a próxima ilha a acolher a iniciativa, sendo ambição da editora chegar brevemente às restantes ilhas e, futuramente, a todos os 22 municípios.Com este intento, e conforme avançara anteriormente Mário Silva (um dos responsáveis da editora) estão a ser negociadas parcerias com as câmaras municipais.
Durante o mês de Maio a editora promoveu várias actividades, como a conferência “200 Anos de Marx”, a Feira do Livro de São Salvador do Mundo e o “Concurso de Leitura Expressiva” no Liceu Domingos Ramos.
A Pedro Cardoso assume como propósito contribuir para que a actual e as próximas gerações tenham uma relação mais íntima com o livro. Em três anos, já editou 39 obras. Romances, teses de doutoramento, livros para o público infantil, entre outros. Num nicho especial encontram-se as reedições de livros raros e clássicos da literatura nacional. “De Risos & Lágrimas” de Vera Duarte e “Caminhos Cantantes - Terra Eleita” de Kaká Barboza são as mais recentes novidades.