"Ritual de 'Apanha de Espírito' em Santiago de Cabo Verde" lançado esta sexta-feira

PorExpresso das Ilhas,14 set 2018 7:37

O livro "Ritual de 'Apanha de Espírito' em Santiago de Cabo Verde", da autoria de Arlindo Mendes, será lançado esta sexta-feira, na cidade da Praia. Esta é a segunda obra a ser dada à estampa pela Livraria Pedro Cardoso, neste mês de Setembro.

A obra que tem como propósito compreender os contornos que envolvem o ritual de “apanha de espírito”, no seu sentido simbólico, no quadro dos rituais mortuários e no universo socio-cultural santiaguense. O livro será apresentado pelo artista Gil Moreira e pelo professor Adilson Semedo.

O lançamento será às 18 horas, na Livraria Pedro Cardoso. Segundo uma nota da Pedro Cardoso, este livro é um contributo para a identificação, catalogação, conhecimento, promoção e valorização dos aspectos basilares das crenças ligadas às práticas funerárias e aos seus reflexos na vida familiar e à quotidianidade dos rituais santiaguenses.

“Com este ensaio, pretende-se ainda 'alumiar' a importância da história oral, evidenciar as tradições e resgatar os valores e as manifestações culturais, transmitidas oral ou gestualmente, de geração em geração, a fim de contribuir para a promoção da memória colectiva e preservação dos traços identitários, enquanto fonte inesgotável de garantia de continuidade da vida comunitária santiaguense”, lê-se na nota.

Arlindo Mendes é licenciado em História pelo ISE (Instituto Superior de Educação) de Cabo Verde. É mestre em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) e, doutor em Antropologia /Etnologia pela Universidade de Pau et Pays de l`Adour (França).

Foi professor de Antropologia na Universidade de Cabo Verde onde coordenou vários projectos de investigação. Foi ainda Presidente do Conselho Pedagógico e Presidente do Departamento de Ciências Sociais e Humanas daquela universidade.

O autor tem vários artigos escritos ligados à morte na ilha de Santiago, como por exemplo: “Rituels Funéraires à Santiago aux îles du Cap-Vert” e “Viver a morte em Santiago: Uma abordagem etnográfica”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,14 set 2018 7:37

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 jun 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.