​Jorge Carlos Fonseca diz que festas de São João são para preservar e valorizar

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,23 jun 2018 19:31

Jorge Carlos Fonseca
Jorge Carlos Fonseca(Inforpress)

As festividades de São João no Porto Novo, Santo Antão, que hoje atingiram “um dos momentos altos” com a peregrinação dos fiéis entre Ribeira das Patas e cidade do Porto Novo, é uma manifestação para “preservar e valorizar”.

A afirmação é do Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, que se encontra no Porto Novo a convite da edilidade local para assistir, pela segunda vez na condição de chefe de Estado, a essas festividades, que se celebram a 24 de Junho.

“Isto é a autenticidade, a nossa identidade, a nossa maneira de ser”, sublinhou Jorge Carlos Fonseca, enaltecendo o facto de esta festa popular, uma das maiores do arquipélago, envolver “milhares e milhares” de pessoas que mostram a “verdadeira devoção” pelo santo padroeiro.

Trata-se de uma festa que, ainda segundo ainda Jorge Carlos Donseca, tem “raízes profundas” no seio dos santantonenses, sendo, por isso, motivo para ser “preservada e valorizada”.

O auge das festividades acontece este domingo, 24, com a celebração da eucarística, na ribeira de igreja, junto à antiga capela de São João, a primeira construída no concelho do Porto Novo, há mais de um século.

As festividades de São João constituem, desde Novembro de 2017, património cultural imaterial nacional.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,23 jun 2018 19:31

Editado porFretson Rocha  em  19 mar 2019 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.