Ribeira da Barca vai ter festival da moreia

PorExpresso das Ilhas,16 ago 2018 17:15

Depois do milho (em São Loureço dos Órgãos), da cavala (em São Vicente), da garoupa (no Maio) e da Botchada (na Boa Vista), chegou a vez de Santa Catarina de Santiago criar o seu festival gastronómico. A escolha recai sobre a moreia de Ribeira da Barca.

Iniciativa da Câmara Municipal de Santa Catarina, o Moreia Festival acontece este ano pela primeira vez, estando marcado para decorrer de 31 de Agosto a 2 de Setembro.

A vila piscatória de Ribeira da Barca é o principal ponto do litoral do Conselho de Santa Catarina cuja edilidade a apresenta como sendo um atractivo turístico pela beleza das suas paisagens naturais e manifestações culturais típicas, com relevo para a música, dança e a gastronomia tradicional.

Considerando o potencial da região, a iniciativa da CMSC pretende aliar a gastronomia ao turismo e fazer da moreia um produto referencial e do festival uma oportunidade que contribua para “movimentar os sectores de hotelaria, transportes e, principalmente, alimentação e bebidas”.

“O objetivo central do festival é o de valorizar e promover a cultura gastronómica, proporcionando a todos os participantes a oportunidade de conhecerem e degustarem os saberes e sabores da confeção culinária regional e nacional, com especial incidência na moreia”, diz nota enviada pela autarquia à comunicação social.

Espera-se ainda que o Moreia Festival venha a ganhar espaço no calendário municipal e nacional ao se constituir num momento de socialização dos munícipes e visitantes, fortalecer a gastronomia tradicional e a culinária local, e atrair e aumentar o fluxo turístico, trazendo benefícios económicos às famílias e comerciantes locais.

image

image
image

A Câmara Municipal quer ainda aproveitar o festival para abrir um canal de comunicação directa com a população local de modo a chegar às famílias que se dedicam à apanha de inertes, “tendo em vista a sensibilização para a problemática inerente à ameaça ambiental”.

O programa do festival, ainda em preparação, deverá incluir a feira gastronómica com a moreia no centro, a realização de oficinas e palestras (com duas já delineadas: “Alimentação saudável e económica” e “O impacto da apanha de areia no ambiente”), actividades desportivas ligadas ao mar e animação cultural.

Para a realização da 1ª edição do Moreia Festival a Câmara Municipal de Santa Catarina já conta com a parceria da ACAISA (Associação Comercial Agrícola, Industrial e de Serviços de Santiago), da tutela governamental do Turismo e da Associação de Turismo de Santiago, esperando ainda angariar outros parceiros.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,16 ago 2018 17:15

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  12 mai 2019 23:23

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.