Morreu Ntoni Denti D’Oro

PorExpresso das Ilhas,26 set 2018 18:40

Morreu na tarde desta quarta-feira o músico António Vaz Cabral, popularmente conhecido por Ntoni Denti D’Oro, aos 92 anos.

Natural do concelho de São Domingos, interior da ilha de Santiago, o músico era uma das referência na música cabo-verdiana, pela sua dedicação ao batuco e ao finason, duas expressões características da ilha de Santiago.

Ntoni Denti D’Oro, nascido a 15 de Fevereiro de 1926, durante vários anos percorreu toda a ilha de Santiago, e não só, a animar festas.

Em reacção à morte do músico, e num comunicado, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, disse lamentar esta perda. 

“O Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas presta, neste momento de dor, uma singela homenagem a esta figura ilustre da cultura de Cabo Verde que sempre lutou para um maior reconhecimento do batuco no país”.

“Ntoni Denti D’Oro era um nome incontornável, exímio tocador de «txabeta» e que vai ficar marcado para que gerações vindouras possam conhecer o seu contributo para a cultura de Cabo Verde”, refere.

Abraão Vicente ressalta o carácter e o perfil artístico de Nhu Ntoni. “É uma perda. Nhu Ntoni era uma voz antiga e uma alma profunda cujo conhecimento ancestral do canto e do finason faziam dele património humano singular para Cabo Verde”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,26 set 2018 18:40

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  17 jun 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.