Websérie da BBC destaca Cesária Évora

PorChissana Magalhães,3 out 2018 16:34

Captura do vídeo "Cesária Évora: Cape Verde's Barefoot Diva"
Captura do vídeo "Cesária Évora: Cape Verde's Barefoot Diva"

A cabo-verdiana Cesária Évora, rainha da morna e embaixadora internacional do país, é uma das oito figuras de destaque de uma websérie criada pela BBC África.

African Women who Changed the World pretende ser uma série online que revele grandes mulheres africanas cujas histórias merecem ser divulgadas e conhecidas.

Com cerca de dois minutos de duração, os episódios já disponibilizados online destacam as histórias de figuras como Huda Shaarawi e as feminsitas que revolucionaram o Egipto; Amina, a rainha guerreira da Nigéria que liderou um dos maiores exércitos jamais formados no país, ou Yaa Asantewaa, rainha guerreira ganesa que em 1840 liderou um exército contra invasores britânicos, entre outras.

episódio sobre a Diva dos Pés Descalços, intitulado Cesária Évora: Cape Verde’s Barefoot Diva, é o quarto da série e foi lançado ontem e destaca alguns pontos da biografia da cantora, como o facto de ter crescido numa família pobre, ter perdido o pai aos sete anos e de, a certa altura, a mãe a ter entregado a um orfanato.

O início da carreira internacional aos 47 anos, em Paris, a actuação no Royal Albert Hall, em Londres, as 300.000 cópias vendidas de Miss Perfumado e o Grammy em 2003 são também destacados.

Miss Perfumado é justamente o tema que faz a banda sonora do vídeo de 2 minutos que não traz voz off, apenas imagens e texto.

“Cesária Évora foi uma cantora cabo-verdiana que foi descoberta aos 47 anos e alcançou fama internacional e deu a conhecer a morna”, diz o texto de apresentação que acompanha o vídeo produzido e editado por Kat Hawkins e que  traz ilustrações de George Wafula.

“ Esta série da BBC África foi produzida com recurso a pesquisa histórica e iconográfica, mas inclui interpretação artística”, avisa a BBC. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Chissana Magalhães,3 out 2018 16:34

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  4 out 2018 9:34

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.