Este sábado, todas as artérias da cidade de Mindelo vão desembocar na Avenida Marginal com centenas de pessoas rumo ao Kavala Fresk Feastival que este ano lançou o desafio às pessoas de transformar o seu meio ambiente através da mudança de comportamento.
Com este desafio, a organização apela às pessoas para entrarem nessa luta da preservação do meio ambiente. Neste sentido, a organização convidou artistas plásticos, designers, activistas, sociólogos, produtores, cineastas, designers, empresários, músicos e crianças para construírem uma cavala a partir dos desperdícios recolhido na ilha.
Este evento mobiliza toda a ilha para celebrar a vida com um banquete cultural em homenagem à rainha kavala, um produto local muito apreciado.
A ilha de São Vicente almejava há muito tempo ter uma iniciativa desta natureza para movimentar a ilha e a economia local. O KFF foi desde início abraçado pelos sanvicentinos e hoje é um dos eventos mais aguardados do ano.
Organizado pela Mariventos, uma empresa de promoção de eventos, o KFF já conquistou o país e está na boca do mundo. Cada edição do evento é preparado minuciosamente para que ninguém fique de fora, e nesta edição haverá participação das peixeiras de Plurim d’Pêxe que organizaram-se em associação para marcar presença nesta iniciativa.
A Mariventos produz este evento, também com o objectivo de criar um produto gerador de rendimento, promover São Vicente como destino turístico e promover a gastronomia como produto cultural e turístico.
Os participantes têm aumentado de ano para ano. Hoje o evento recebe não só pessoas de São Vicente, mais também das outras ilhas e turistas que já aproveitam para saborear os vários tipos de pratos preparados onde a kavala é a rainha.
A programação começa ao meio dia e termina às duas da manhã. Neste dia, os restaurantes locais têm o desafio de apresentar a kavala em diversos pratos, onde cada um vai colocar a sua criatividade em prática. O KFF também desafia a criatividade dos jovens nas diversas actividades que serão desenvolvidas como forma de driblarem o desemprego.
Novidades
Ainda não foi divulgado o cartaz do evento, mas a organização já avançou algumas novidades. Com um roteiro que vai desde a Rua da Praia, em frente ao mercado de peixe, Praça D. Luís, Praça Nhô Roque e Avenida Marginal, o KFF recebe vários restaurantes locais, onde é possível degustar a kavala na sua forma mais criativa.
Além de degustar a kavala, o evento oferece uma programação muito rica com exposição, música, teatro infantil, desfile de moda, workshop sobre culinária e desporto. Criado em 2013 pela Mariventos, o evento tem despertado o interesse de muitas pessoas tanto dentro como fora do país.
Haverá ainda masterclass sobre “Gastronomia Sustentável” com o Chef Gustavo Javier Duarte, da Argentina, passeio de bote e corrida de natação.
O “Kavala Challenge” é a principal novidade desta edição do Kavala Fresk Feastival, para sensibilizar a população para dar nova vida aos chamados materiais transformáveis.
Outra novidade deste evento é a substituição do prémio “Kavala mas sab”, pelo prémio “Restaurante mais Eco”, como forma de incluir os operadores na campanha para a preservação do ambiente e dos oceanos.
Isso quer dizer que, a organização vai premiar os restaurantes que conseguirem utilizar menos plástico, que conseguirem deixar a sua área mais limpa e comunicar melhor com os seus clientes, para preservarem os seus copos até o final do evento.
A diplomacia gastronómica, que normalmente antecede o arranque do evento, este ano vai acontecer numa outra altura, porque, conforme a organização, não conseguiram reunir todas as condições para a sua realização por ocasião do KFF.
Já na parte musical, o “Karnavala” terá a actuação do grupo Samba Groove, “Kavala na mei d’mar” que contará com a participação dos artistas Jenifer Soledade e Bau, no palco da Praça D. Luís estará Jocy Santos e Batchart e haverá ainda animação com DJ´s.
Texto originalmente publicado na edição impressa do expresso das ilhas nº 919 de 10 de Julho de 2019.