Festival Plateau com 26 filmes na secção competitiva

PorDulcina Mendes,1 nov 2019 8:36

A cidade da Praia acolhe, de 18 a 24 de Novembro, a 6ª edição do Festival Internacional de Cinema da Praia (Plateau). Para esta edição, foram seleccionados 26 filmes para a secção competitiva.

Anúncio feito esta quinta-feira pelo vereador da Cultura, António Lopes da Silva, em conferência de imprensa.

Segundo António Lopes da Silva, para esta edição do festival inscreveram-se 414 filmes, oriundos de 20 países e quatro continentes, dos quais sete nacionais.  

“Dos 26 filmes seleccionados para a secção competitiva, sendo dez curtas de ficção, dez curtas documentais, três longas de ficção e três longas documentário. Do total de produções nacionais, uma curta ficção e uma longa, documentário. Há também uma co-produção Alemanha-Cabo Verde”, indica.

António Lopes da Silva explicou que a selecção dos filmes foi feita tendo em conta algumas premissas, para além da qualidade da obra. “Temos que levar em conta que, sendo um festival internacional, deverá ser uma selecção, equilibrada em termos geográficos, temática, impacto e tempo”.

O festival conta com um programa paralelo de interacção com convidados e cineastas internacionais, com a realização de seis master classes, em parceria com as universidades.

“Os temas vão desde a abordagem à ferramenta WebDocumenttário, técnicas sobre a edição e como montar um guião, ferramentas audiovisuais no ensino pedagógico”, exemplifica o autarca.

Como já é hábito, o festival reserva espaço para sessões especiais e nesta edição serão quatro. “Sessão especial HotDocs do Canadá e sessão especial curadoria de Mamadou Diop, do Senegal, com filmes africanos”. 

Além da competição, haverá o habitual Plateauzona, com exibição de filmes infantis em alguns bairros da cidade da Praia, como Fonton, Safende, São Tomé e São Martinho.

O Plateauzinho terá este ano parceria com o Festival de Animação de Lisboa – MONSTRA, com filmes seleccionados pelos produtores do festival para o público infantil, seguido de um momento de workshop com crianças.

Ainda enquadrado no Plateauzinho, em parceria com a Associação de Cinema, a Delegação Escolar da Praia e o Projecto Doc4Kids, da AporDoc Lisboa, estarão presentes dois profissionais para ministrar pequenos workshops temáticos nas escolas da capital.

“Propomos também, para esta edição, trazer para o debate temas pertinentes, envolvendo cineastas nacionais e internacionais, produtores, universitários e público em geral, num momento a que chamamos Fórum Plateau, que acontece no dia 21, pelas 10h00, na Sala do Munícipe e Paços do Concelho”, sublinha.

O fórum será um momento para debate de temas ligados à situação actual do cinema.

Para a abertura oficial do festival, no dia 20, no Cinema da Praia, às 18h00, estão previstos dois momentos especiais: um cine-concerto, a exemplo da iniciativa do ano passado, e a exibição de um filme, que será anunciado posteriormente.

Realizado pela Câmara Municipal da Praia, o Plateau está orçado em dois mil contos e conta com a parceira do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, da Associação Cabo-verdiana de Cinema e Audiovisual e da Txan Films.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,1 nov 2019 8:36

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 jul 2020 23:21

pub.
pub.
pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.