Segundo uma nota enviada, estas formações acontecem no âmbito das relações institucionais e da materialização do protocolo em vigor entre a Sociedade Cabo-verdiana de Música e a Câmara Municipal de São Vicente.
Estas formações visam fomentar o desenvolvimento local, dotando os municípios de projectos que criam valor para o sector das Indústrias Criativas e das Actividades Culturais.
Esta iniciativa insere-se ainda numa parceria estabelecida com o “Programa Plataformas Locais para Agenda 2030 em Cabo Verde do PNUD”, com financiamento da Cooperação Luxemburguesa.
Os objectivos destas formações, conforme a mesma fonte, visam apresentar aos municípios projectos de integração e valorização dos autores e artistas locais, identificar o potencial da cultura como um factor fundamental do desenvolvimento humano e social e Integrar projectos culturais nos Planos do Desenvolvimento Municipal.
Estas formações têm ainda como objectivo fundamental a viabilização da descentralização dos serviços da SCM nos diferentes Municípios "para que possamos estar cada vez mais próximos dos nossos Membros e também dos nossos Parceiros Utilizadores de Música".