Tchalê Figueira apresenta “Txon Vendido” na cidade da Praia

PorDulcina Mendes,10 nov 2021 13:43

“Txon Vendido” é o título do mais recente livro do artista plástico Tchalê Figueira, que será apresentado, esta quinta-feira, 11, na cidade da Praia. O livro foi apresentado em São Vicente, em Junho deste ano.

“Txon Vendido” segundo a uma nota enviada pela Editora / Livraria Pedro Cardoso, retoma a epopeia trágica das ilhas iniciada com «Solitário», que narra o êxodo da população, em fuga à sepultura das areias do deserto.

A mesma fonte indica que em jeito de thriller político, o autor desvenda os contornos de uma intrincada corrupção que envolve líderes políticos do país das ilhas e da União Europeia. “Com a bênção dos EUA, querem transformar o cemitério de areias num depósito nuclear internacional. Mas, a bela Kyoko faz desmoronar a trama”. 

“Demasiado confiantes, os políticos não previram que alguns se deixassem ficar nas ilhas, se organizassem em guerrilha, e dominassem o exército que os procura dizimar. Um acaso do destino, e um capricho da natureza, acabam por transformar as ilhas naquilo que levaram longínquos navegadores, nelas arribadas, a baptizá-las de verdes”, lê-se na nota.

Com a chancela da Editora / Livraria Pedro Cardoso a apresentação da obra será na Biblioteca Nacional, às 18:00 horas, e estará a cargo do Redy Wilson Lima. 

Tchalê Figueira nasceu em Mindelo, São Vicente. Viveu e trabalhou em Basileia, Suíça, de 1974 a 1985, e estudou artes na Kunstgewerbeschule.

É um pintor de projecção internacional. Como poeta e romancista publicou: «Todos os Naufrágios do Mundo» (1992), «Onde os Sentimentos se encontram» (1998), «O Azul e Luz» (2002), «Solitário» (2005), «Ptolomeu e a sua Viagem de Circum-navegação», (2005), «Contos de Basileia» (2011), «A Viagem» (2013), «A Índia que todos procuramos» (2014), «Solitude Blues», «Uma Pequena Odisseia Mindelense», «Moro Nesta Ilha Há Mais de Cinquenta Anos & Outros Contos» (todos em 2016), «Curtos – 7 contos» (2017), «Idade Poética» (2018), «A Viagem» (Reimpressão revista e alterada, 2019).  

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,10 nov 2021 13:43

Editado porAndre Amaral  em  12 ago 2022 23:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.