Nenhum artista presente na Expo Dubai foi escolhido com base em amizades, garante ministro da Cultura

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,6 fev 2022 14:14

Artistas cabo-verdianos na Expo Dubai
Artistas cabo-verdianos na Expo Dubai(Gabinete do Primeiro-Ministro)

​O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), Abraão Vicente, considera que Cabo Verde “esteve muito bem representado” pelos artistas que foram seleccionados, com base em vários critérios, para participar na Expo Dubai 2020.

Numa mensagem de agradecimento publicada na sua página oficial na rede social Facebook, Abraão Vicente, que é também ministro do Mar, agradeceu aos artistas e à comitiva cabo-verdiana que acompanhou o Governo nesta que considerou ter sido uma grande jornada

“O que interessa é que Cabo Verde esteve lá em cima, num grande palco mundial, tivemos artistas que aceitaram transmitir a sua credibilidade, seu talento e vontade, nos doaram o seu tempo para ir connosco a Dubai”, afirmou, salientando que o Governo não ofereceu nada de extraordinário e que os artistas não receberam milhões de escudos para participarem no referido evento.

Foi, de acordo com o MCIC, o amor dos artistas a Cabo Verde que os motivou a participar na feira, tendo informado que a participação dos artistas foi financiada através da mobilização de recursos que Cabo Verde conseguiu, para custear a viagem dos mesmos.

Para o governante, a participação de Cabo Verde na Expo Dubai 2020 representa um grande investimento para o país, tendo, no entanto, frisado que outros artistas nacionais terão igualmente oportunidade de representar Cabo Verde num evento cultural internacional, uma vez que, justificou, não é possível efectivar a presença de todos os artistas cabo-verdianos.

“Ninguém que esteve lá foi escolhido com base nas amizades, mas sim em talento, capacidade de entrega e estratégia muito clara de colocar Cabo Verde num nível cultural muito elevado e acho que todos nós temos de sentir e desfrutar dessa alegria que pude ver expressa por muitos cabo-verdianos pela nossa participação”, declarou, lembrando que a promoção de Cabo Verde ao mais alto nível depende de todos os cabo-verdianos.

Os artistas nacionais que participaram na Expo Dubai 2020 foram Nelson Freitas, Elida Almeida, Fatu Djakité, Djodje, Dynamo, Neusa de Pina, Cremilda Medina, Ferro Gaita, Sónia Lopes, Jennifer Solidade, Khaly Angel.

A comitiva cabo-verdiana foi liderada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e teve uma agenda voltada para as celebrações do Dia Nacional de Cabo Verde na Expo Dubai, que se celebrou a 03 de Fevereiro. No dia 4, o Primeiro-Ministro presidiu a mais uma edição do Cabo Verde Investment Forum, no Habtoor Grand Resort.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,6 fev 2022 14:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  26 out 2022 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.