Numa mensagem de agradecimento publicada na sua página oficial na rede social Facebook, Abraão Vicente, que é também ministro do Mar, agradeceu aos artistas e à comitiva cabo-verdiana que acompanhou o Governo nesta que considerou ter sido uma grande jornada
“O que interessa é que Cabo Verde esteve lá em cima, num grande palco mundial, tivemos artistas que aceitaram transmitir a sua credibilidade, seu talento e vontade, nos doaram o seu tempo para ir connosco a Dubai”, afirmou, salientando que o Governo não ofereceu nada de extraordinário e que os artistas não receberam milhões de escudos para participarem no referido evento.
Foi, de acordo com o MCIC, o amor dos artistas a Cabo Verde que os motivou a participar na feira, tendo informado que a participação dos artistas foi financiada através da mobilização de recursos que Cabo Verde conseguiu, para custear a viagem dos mesmos.
Para o governante, a participação de Cabo Verde na Expo Dubai 2020 representa um grande investimento para o país, tendo, no entanto, frisado que outros artistas nacionais terão igualmente oportunidade de representar Cabo Verde num evento cultural internacional, uma vez que, justificou, não é possível efectivar a presença de todos os artistas cabo-verdianos.
“Ninguém que esteve lá foi escolhido com base nas amizades, mas sim em talento, capacidade de entrega e estratégia muito clara de colocar Cabo Verde num nível cultural muito elevado e acho que todos nós temos de sentir e desfrutar dessa alegria que pude ver expressa por muitos cabo-verdianos pela nossa participação”, declarou, lembrando que a promoção de Cabo Verde ao mais alto nível depende de todos os cabo-verdianos.
Os artistas nacionais que participaram na Expo Dubai 2020 foram Nelson Freitas, Elida Almeida, Fatu Djakité, Djodje, Dynamo, Neusa de Pina, Cremilda Medina, Ferro Gaita, Sónia Lopes, Jennifer Solidade, Khaly Angel.
A comitiva cabo-verdiana foi liderada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e teve uma agenda voltada para as celebrações do Dia Nacional de Cabo Verde na Expo Dubai, que se celebrou a 03 de Fevereiro. No dia 4, o Primeiro-Ministro presidiu a mais uma edição do Cabo Verde Investment Forum, no Habtoor Grand Resort.