​Conto “A menina dos sonhos roubados" vence 4ª edição do concurso “Contos Igualdade de Género”

PorDulcina Mendes,21 jun 2022 10:32

O conto “A menina dos sonhos roubados" de Renato Tomar Dos Santos Oliveira Andrade, aluno da Escola Secundária Baltazar Lopes da Silva, Ilha de São Nicolau, é o grande vencedor da 4ª edição do concurso “Contos Igualdade de Género”.

Gilza Soraya Ramos Barros, da Escola Salesiana de Artes e Ofícios, Ilha de São Vicente, que participou neste concurso com a obra “Marijorge um Sonho no feminino” é a segunda classificada.

Já Ester Eunice Barros de Pina, da Escola Secundária Pedro Verona Pires, Ilha do Fogo, que concorreu com o texto “Presa ao Passado", ficou em terceiro lugar.

Os vencedores do concurso foram anunciados esta segunda-feira, pelo Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG).

O primeiro classificado receberá como prémio um portátil, o segundo um tablet e o terceiro um telemóvel digital. Os restantes participantes receberão um certificado de participação.

O ICIEG avançou que, até esta edição, mais de 160 jovens de todo o país já se candidataram a este concurso que tem permitido dar oportunidade a estudantes com talento para a escrita e que veem neste concurso uma oportunidade de demonstrar as suas habilidades e conhecimento sobre a temática.

Este concurso, conforme a mesma fonte acontece, no âmbito da transversalização da igualdade de género, promoveu na sociedade cabo-verdiana um concurso para incentivar os estudantes do secundário e equiparados a conhecerem, a refletirem e a agirem em prol da igualdade.

“Tendo em conta que a igualdade de género é, acima de tudo, uma questão de direitos humanos, torna-se fundamental que os estudantes do ensino secundário e equiparados se apropriem desses direitos”, indica.

O concurso “Contos Igualdade de Género” é fruto de uma parceria do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género com a Unitel T+, tem o apoio das Nações Unidas em Cabo Verde e visa promover o conhecimento e a mudança de comportamentos para uma sociedade pró-igualdade junto dos jovens.

Autoria:Dulcina Mendes,21 jun 2022 10:32

Editado porAndre Amaral  em  8 mar 2023 23:27