Ministro da Cultura saúda Dia Nacional da Morna

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,3 dez 2022 18:24

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas saudou hoje o dia Dia Nacional da Morna , destacando o género musical que "acompanha os cabo-verdianos em todos os momentos".

Abraão Vicente, numa mensagem em formato vídeo, sublinha que  o Dia Nacional da Morna celebra o trabalho realizado para que morna fosse considerada património da humanidade.

“Feliz Dia da Morna a todos os cabo-verdianos, feliz dia da morna a humanidade pela morna património da humanidade. Hoje celebramos B-Leza, mas também celebramos Cise, Ildo Lobo, Bana, celebramos todos os cidadãos anónimos que contribuíram para que a morna fosse património da humanidade”, afirma.

Abraão Vicente recorda que a Morna  foi classificada património da humanidade "por ser um género que os cabo-verdianos carregam consigo desde o momento do nascimento ao momento da morte".

“Celebramos a morna hoje em nome da peixeira, do pescador que também a cantam, da dona de casa, dos chefes de família, do condutor de carro que povoam as nossas cidades, celebramos a morna pela criança, pelo idoso, pelo adult, o pelo cabo-verdiano que nas ilhas e na diáspora cantam e se revem na morna como algo sentimental que liga a alma de Cabo Verde à alma da humanidade”, refere.

O Dia Nacional da Morna é celebrado  a 03 de Dezembro, data que marca o nascimento de B-Leza, considerado um dos maiores compositores do País.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,3 dez 2022 18:24

Editado pormaria Fortes  em  27 ago 2023 23:29

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.